O que os estudiosos da Arquitetura e do Urbanismo imaginaram, planejaram, sentenciaram para Brasília na década de 1960? Será que era possível prever qualquer traço da realidade que a cidade viveria 60 anos depois? Arquitetos e especialistas europeus e brasileiros juntam-se para debater questões que permeiam a construção da capital federal brasileira e a forma como esse projeto urbanístico singular atravessou décadas no livro Café com Europa: Brasília 60.

A publicação é fruto de parceria entre a Universidade de Brasília (UnB), a Delegação da União Europeia no Brasil, e as embaixadas da Bélgica, dos Países Baixos, de Portugal e da Suécia. Ainda no contexto da celebração do jubileu da capital do país, o lançamento da publicação será marcado pelo debate on-line Café com Europa. O evento integra a XVI edição da Semana da Europa (SEU) que será realizada de 23 de setembro a 02 de outubro de 2020, em sua primeira versão digital.

A Arquitetura é um produto da cultura. E a cultura é o vínculo que une as pessoas através do tempo e do espaço. Isso é ainda mais importante nesses dias difíceis em que, em muitos países, as instituições culturais oferecem muitas possibilidades de visitas virtuais a pessoas isoladas para evitar o contágio do vírus. Da mesma forma que compreendemos a relevância da arquitetura europeia como parte de nossa história e cultura, reconhecemos a arquitetura de Brasília como fruto da cultura, competência e criatividade dos brasileiros responsáveis por sua criação. – Trecho do prefácio escrito pelo embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez.

Os debates on-line do Café com Europa contarão com a participação de autores dos artigos presentes no livro, como o holandês Paul Meurs, o português Rui Mendes, o belga Laurent Troost, além de profissionais de destaque no cenário brasiliense. Representando uma nova geração da arquitetura da capital federal estarão os arquitetos do escritório BLOCO, composto por Daniel Mangabeira, Henrique Coutinho e Matheus Seco, que se juntaram à arquiteta Anna Luísa Albano para escrever sobre arquitetura contemporânea em Brasília. A jornalista e escritora Conceição Freitas, conhecida pelas crônicas que escreve sobre Brasília, será a mediadora dos debates.

O evento será realizado nos dias 23 e 24 de setembro, das 14h às 17h, e também faz parte da programação da 20ª Semana Universitária da UnB. Os debates serão transmitidos em tempo real pelo Youtube da Semana da Europa.

“A possibilidade de ampliar e diversificar o público é muito importante e permite colocar em pauta a arquitetura e o urbanismo como interesse de todos. Os recursos tecnológicos disponíveis são essenciais para esse propósito”, destaca uma das organizadoras do livro, Elane Ribeiro Peixoto, professora- adjunta da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília.

Baixe aqui a versão digital do livro 

Café com Europa: Brasília 60