• CONRAD MUCK, 1o Violino
  • TILMAN BÜNING, 2o Violino
  • IVO BAUER, Viola
  • MATTHIAS MOOSDORF, Violoncelo

Fundado em 1988, o Quarteto de Leipzig é conhecido como um dos quartetos de cordas mais impressionantes na cena internacional de música de câmera. O jornal “Neue Züricher Zeitung” descreveu o grupo como “um dos quartetos mais excelentes e mais variados dos nossos tempos!” Por causa da sua atividade abrangente em apresentar concertos o quarteto já viajou para Europa, América do Norte, América do Sul, Austrália, Japão, Israel, África e Ásia, e para mais de 40 países. Repetidas vezes foi distinguido por causa das suas gravações.

Além do repertório clássico para quartetos, o grupo também toca peças do Moderno Clássico e obras contemporâneas. Três dos membros tocaram no Gewandhausorchester Leipzig, até que em 1993 se decidiram a se concentrar na música de câmera. Desde 1991 o quarteto realiza a sua própria série de concertos “Pro Quatuor” em Leipzig. Como fizeram parte do Ensemble Avantgarde em Leipzig, o grupo também foi co-fundador da série “música nova” no Gewandhaus. Adicionalmente, em 1996, o quarteto iniciou o „Ciclo Beethoven de quartetos de cordas como um sinal da amizade Europeia” que uniu 15 cidades de música da Europa.

De 1993 a 2000 o Quarteto de Leipzig ciclicamente exibiu todos os quartetos importantes da Primeira e Segunda Escola de Viena no Gewandhaus. Além disso, o grupo já estreou obras de Beat Furrer, Claus-Steffen Mahnkopf, Wolfgang Rihm, Steffen Schleiermacher, Christian Ofenbauer, Siegfried Thiele, Viktor Ullmann, Jörg Widmann, David Philip Hefti, Rainer Riehn, Ulrich Lezendecker e Bernd Franke – entre outros. Parceiros musicais do quarteto são por exemplo o clarinetista Karl Leister, o violoncelista Michael Sanderling, o violista Hartmut Rohde, os pianistas Alfred Brendel, Christian Zacharias e Andreas Staier, a soprano Christiane Oelze, o barítono Olaf Bär e o clarinetista klezmer Giora Feidman.

Programação:

  • Beethoven: Grande Fuga Op. 133
  • Mozart: Quarteto KV 458 “A Caça”
  • Brahms: Quarteto Op. 51 No. 2