De 25 a 28 de janeiro, evento traz para o cinema do CCBB Brasília filmes nacionais e de mais 14 países e ainda convidados para oficinas e master classes.

A Alemanha participa com o filme:

Salvo (Save)

Direção: Iván Sáinz-Pardo. Ficção, 4 min, 2016, Alemanha, 16 anos

27 de janeiro (sábado), 20h40

CCBB-Brasília

Cena do filme: egzorcizam-matanic

SOBRE O FESTIVAL

O cinema fantástico e suas variações, como terror, fantasia e ficção científica, fascinam plateias desde os primórdios da sétima arte. Basta lembrarmos do pioneirismo de Viagem à Lua (1902), de Georges Méliès, ou dos assustadores protagonistas do Expressionismo Alemão em obras como O gabinete do Dr. Caligari (1920), O Golem (1920) e Nosferatu (1922). Afinal, foi a partir do cinema que as pessoas puderam, finalmente, ver materializados cenários, situações e criaturas antes apenas imaginadas ou presentes em sonhos e pesadelos.

Este gênero cinematográfico encanta e impressiona porque desafia fronteiras entre real e imaginário, popular e erudito, cinema de arte e produção comercial, uma vez que absorve o desconhecido e tudo aquilo que habita o inconsciente e problematiza a condição humana:

Por isso mesmo, mostras e festivais de cinema fantástico realizadas mundo afora, e também no Brasil, alcançam grande adesão de público. E em 2018, Brasília ganha um evento do tipo para chamar de seu. De 25 a 28 de janeiro, o Centro Cultural Banco do Brasil recebe a primeira edição de O Anjo Exterminador – Festival Internacional de Cinema Fantástico de Brasília. Na programação estão 30 produções, entre longas e curtas-metragens do Brasil e de outros 14 países – Alemanha, Argentina, Colômbia, Croácia, Dinamarca, França, Espanha, Estados Unidos, Mali, México, Portugal, República Tcheca, Uruguai e Uzbequistão – que trazem à tona temas intrigantes e fascinantes, como surrealismo, sobrenatural, futurismo e distopia. Todas as sessões têm entrada franca. Os melhores filmes recebem troféus e serão escolhidos por júri especial e pelo voto popular.

O festival também conta com atividades que colaboram para tornar cada vez mais real este infinito imaginário. Os escritores Bárbara Morais e Felipe Castilho, autores de literatura fantástica, prepararam master classes relacionadas ao tema. Professores da Animatic – Escola de Animação e Arte de Brasília oferecem ao público oficinas gratuitas de fotografia, escultura em argila, pintura digital e animação. As inscrições devem ser feitas antecipadamente pelo e-mail oanjoexterminadorfest@gmail.com informando de qual oficina quer participar, nome completo, CPF, motivo do interesse pela oficina e telefone para contato. As vagas são limitadas e 20% delas são reservadas para clientes do Banco do Brasil.

O festival brasiliense foi batizado com o nome do filme mexicano O Anjo Exterminador, clássico dirigido por Luis Buñuel e lançado em 1962, no qual, com uma situação surrealista (um grupo de aristocratas não consegue, sem razão aparente, deixar a casa onde acabaram de jantar), o cineasta propõe um contundente comentário sobre a hipocrisia e a falsa moral da sociedade.

Com curadoria e produção de Josiane Osório e Ulisses de Freitas, O Anjo Exterminador – Festival Internacional de Cinema Fantástico de Brasília exibe, na sessão de abertura, em 24 de janeiro, às 20h, um clássico do cinema da África: A luz (Yeelen), de 1987, dirigido por Souleymane Cissé, conceituado cineasta da República do Mali. Com uma fotografia de encher os olhos, o filme traz elementos da magia dentro das tradições africanas, ainda pouco exploradas pelo cinema. O clássico mudo A desumana (L’inhumaine), de 1924, dirigido por Marcel L’Herbier, será exibido em duas ocasiões: dia 24, às 16h, em sessão especial, seguida de bate-papo com professor e crítico Ciro Inácio Marcondes, e no encerramento do festival, dia 28, às 20h. O longa-metragem é um drama com atmosfera futurista, pouco visto no Brasil. A ideia, com esses dois filmes, é dar a dimensão das possibilidades do fantástico no tempo do cinema e também no espaço geográfico global.

O Anjo Exterminador – Festival Internacional de Cinema Fantástico de Brasília é uma parceria entre a Tábata Filmes Entretenimento e Cultura e o Centro Cultural Banco do Brasil Brasília, patrocinador do evento, com apoio da Embaixada do Uruguai no Brasil, Embaixada da França no Brasil, Instituto Francês de Cinema, Embaixada da Colômbia (tira Colômbia e põe México) no Brasil, Secretaria de Estado da Cultura do DF e Animatic Escola de Animação e Arte. (Tira estes dois) – Escola de Animação e Arte.

PROGRAMAÇÃO

Acompanhe o evento em www.facebook.com/festivaloanjoexterminador

Confira a programação completa em www.culturabancodobrasil.com.br/portal/o-anjo-exterminador-festival-de-cinema-fantastico-de-brasilia

OFICINAS

Escultura em argila: O professor Felipe Reis mostrará aos alunos o processo de desenvolvimento de uma escultura em argila, etapa essencial para a realização de animações do tipo stop motion. Dias 25, 26, 27 e 28, das 10h às 12h, no espaço coberto da Torre 4.

Fotografia com longa exposição: serão apresentadas as técnicas para a produção de fotos com longa exposição, que permitem imagens repletas de riscos e formas inusitadas. Para participar é necessário possuir câmera profissional ou semiprofissional – pois apenas um número limitado de câmeras será disponibilizado para os participantes. Dia 25, das 18h às 20h, na área externa do CCBB.

Pintura digital: Serão apresentados fundamento sobre linguagem visual, da arte tradicional à pintura digital – recurso muito utilizado na criação de personagens para cinema e animação. Para participar é necessário fazer inscrição antecipada e possuir laptop com Photoshop instalado. Os participantes recebem certificados. Vagas: 15. Dia 25, das 10h às 12h, na Sala do Educativo.

Técnicas de animação: voltada para jovens de 8 a 14 anos e ministrada por Giulia Bokel e Gabriel Dutra, a oficina apresenta duas técnicas de animação: recorte e pixilation, que podem ser usadas na produção de uma animação tradicional em 2D. Dia 27, às 16h, na Sala do Educativo.