O melhor da produção cinematográfica de jovens talentos da Alemanha, Áustria e Suíça.

Todos os anos, em setembro, as cerimônias de premiações do FIRST STEPS, com sede em Berlim, apresentam os talentos mais notáveis que se formam nas escolas de cinema na Alemanha, Áustria e Suíça. Os sete filmes incluídos no programa FIRST STEPS “Around The World” foram nomeados e/ou premiados na noite de gala da premiação em 2016, e são apresentados com o apoio e em colaboração com o Goethe-Institut.

Foram selecionados sete filmes para a mostra do Goethe-Institut, que representam a estética e os temas de alguns dos principais jovens cineastas alemães em suas produções de 2016.

PROGRAMAÇÃO
DATA HORÁRIO FILMES
10/11 (sexta-feira) 18h30 House without roof  (117 min)
11/11 (sábado) 18h30 Moonjourney  (3 min) + The Bleak Farm  (30 min) + Henry (53 min)
12/11 (domingo) 18h30 Toys in the Attic (5 min) + A Metamorfose  (30 min) + Valentina (51 min)
SOBRE OS FILMES E SEUS REALIZADORES

House Without Roof (Haus ohne Dach)

HOUSE WITHOUT ROOF – ©MITOSFILM

Direção: Soleen Yusef | Academia de Cinema Baden-Württemberg Ludwigsburg | 117 min| 12 anos| Drama

SINOPSE: Alan, Jan e Liya nasceram no Curdistão iraquiano, mas cresceram na Alemanha. A morte de sua mãe os leva a uma odisseia curda que não só faz com que eles se confrontem entre si e com suas questões internas, mas também os faz enfrentar os conflitos que surgem no Curdistão e que levaram o fundamentalismo islâmico ao poder. O longa é a primeira produção internacional filmada na região do Curdistão desde a violenta disputa entre milícias radicais islâmicas em 2014.

SOBRE O DIRETOR: Soleen Yusef nasceu em 1987 em Duhok, Curdistão iraquiano. Sua família fugiu para a Alemanha quando tinha nove anos de idade. Em 2008, começou a estudar direção na Academia de Cinema. O longa-metragem “House Without Roof” é seu filme de formatura.

Henry

HENRY-STILL-02_center – © FunFairFilms GmbH

Direção: Philipp Fussenegger | Academia de Artes e Mídia de Colônia | 53 min| 12 anos| Drama/Musical

SINOPSE: Henry, um estudante talentoso, mas com dificuldades de socialização, chega a um internato especializado no ensino de música. Seu fascínio por um instrumento – o órgão – se transforma em paixão frenética e um meio de escapar do bullying de seus colegas.

SOBRE O DIRETOR: Philipp Fussenegger nasceu em 1989 e cresceu em uma pequena cidade na Áustria, onde estudou música clássica (piano) no conservatório de música. Ele trabalhou como fotógrafo e escritor antes de estudar direção de cinema em Salzburgo, na Áustria e na Academia de Artes e Mídia de Colônia, na Alemanha. “Henry” é o seu filme de formatura. Trabalha atualmente em um filme que define como “distópico pós-techno”.

The Bleak Farm (Der einsame Hof)

Der_einsame_Hof_Christian_Zipfel_Filmstill_1

Direção: Christian Zipfel | Escola Internacional de Cinema de Colônia | 30 min| 12 anos| Drama

SINOPSE: Westphalia, Alemanha, 1873: Pilhagem e assassinato colocam a existência futura da fazenda de Hans em jogo. O fazendeiro tem que tentar defender sua filha e seus bens contra a natureza e os homens. Começa uma luta de vida e morte.

SOBRE O DIRETOR: Christian Zipfel nasceu na Westphalia, Alemanha. “The Bleak Farm” é o filme de graduação do bacharel na Escola Internacional de Cinema de Colônia. Em outubro de 2016, ele continuou estudando direção com especialização em documentário na Film Universität Babelsberg.

Valentina

1ValeBruecke – © LuiseSchroeder

Direção: Maximilian Feldmann, Luise Schröder | Academia de Cinema Baden-Württemberg Ludwigsburg | 51 min| 12 anos| Documentário

SINOPOSE: Skopje, Macedônia. Valentina, de dez anos, nos convida a conhecer sua família. Os doze membros da família vivem juntos em uma barraca de um quarto em um bairro pobre de Roma. Mas o filme é tão animado quanto a sua heroína é itinerante.

SOBRE OS DIRETORES: Maximilian Feldmann nasceu em 1985 em Berlim, Alemanha. Ele dirigiu seu primeiro documentário em 2005 enquanto trabalhava como voluntário no Equador. Estudou documentário de 2007 a 2015. “Valentina” é seu filme de formatura.
Luise Schröder nasceu em 1984. Estudou cinematografia em Dortmund de 2005 a 2014. Foi premiada com o Prêmio Michael Ballhaus do FIRST STEPS para “Valentina”, homenageando seu talento cinematográfico. Atualmente trabalha como diretora de fotografia independente, com foco em documentários.

The Metamorphosis (Die Verwandlung)

Bild2 – © Pawel Bartosik

Direção: Igor Plischke | 30 min| 12 anos| Drama

SINOPSE: Gregor Samsa é um jovem atraente e bem-sucedido, que trabalha em uma startup em Berlim. Sua rotina diária é controlada até a perfeição, mas sob a superfície sua vida e sua confiança estão se esvaindo lentamente.

SOBRE O DIRETOR: Igor Plischke nasceu em 1985 em Alemadin, no Quirguistão. Sua família mudou-se para a Alemanha quando tinha sete anos de idade. Estudou Literatura Alemã/Estudos de Teatro e Ciência Política. Em vez de estudar em uma escola de cinema, ele fez estágio em uma distribuidora de cinema, uma produtora e uma empresa de relações públicas de filmes. “The Metamorphosis” é o seu segundo curta-metragem.

Toys In The Attic

Toys In The Attic – Omnia -Beatrice Baumann

Direção: Beatrice Baumann | Film Universität Babelsberg | 5 min | Livre | Vídeoclip

SINOPSE: Vídeo musical animado para uma música de Omnia: um homem velho está caminhando para um antigo sótão. Ao mesmo tempo, ainda separada no tempo, uma pequena menina explora o sótão. Os brinquedos antigos observam como a história de duas vidas diferentes se desenrolam.

SOBRE A DIRETORA: Beatrice Baumann nasceu em 1979 em Zwickau, na Alemanha Oriental. Estudou desenho de fantasia e produção e posteriormente se especializou em fantoches de teatro. Estudou animação no Film Universität Babelsberg de 2008 a 2015. “Toys In the Attic” é seu filme de formatura.

Moonjourney

03_FinalCC_moonjourney0000293 – © TRIMAPHILM, Goetze und Trauer GbR – Moritz Tessendorf

Direção: Chiara Grabmayer | HFF Munique | 3 min | 12 anos | Drama/Aventura

SINOPSE: Um jovem pai sírio leva sua filha em uma “viagem à lua” – o esconderijo do refugiado em um transportador de petróleo torna-se um foguete espacial, o deserto se transforma em um planeta desconhecido e o Mar Mediterrâneo é espaço próprio – até que a realidade os atinja.

SOBRE A DIRETORA: Chiara Grabmayr nasceu em 1988, em Viena, na Áustria. Atualmente estuda direção na HFF Munich. Seu curta “Moonjourney” foi criado para uma ONG com sede em Munique que apoia jovens refugiados que residem na Alemanha sem um tutor.

 Sobre FIRST STEPS

Desde 2000, os prêmios FIRST STEPS são dados anualmente aos melhores filmes de graduação de escolas de cinema alemãs, austríacas e suíças. Sete novos talentos são recompensados com o prêmio em dinheiro, totalizando 92.000 euros, pelos promotores do evento – uma parceria única formada por representantes alemães de filmes, TV e da indústria cinematográfica.

Ao fornecer aos cineastas emergentes um fórum especial, a iniciativa destaca o potencial criativo dos jovens cineastas e sustenta substancialmente seus primeiros passos no mercado. Os prêmios são concedidos a um curta-metragem, um longa-metragem de até 60 minutos, um longa-metragem, um documentário, um filme comercial, um(a) jovem produtor(a) e um(a) jovem diretor(a) de fotografia. Três jurados nomeiam até cinco filmes em cada categoria. Os membros dos jurados são reconhecidos profissionais da mídia, atores, diretores, produtores e jornalistas.

Todos os cineastas nomeados são convidados para a cerimônia de premiação, que acontece anualmente no início do outono em Berlim, onde os vencedores são anunciados. O objetivo da noite é promover a criação de redes entre cineastas já estabelecidos e novos. Desde a sua criação, o prêmio ganhou grande reputação entre profissionais, escolas de cinema, políticos e representantes de mídia.

Em 2009, FIRST STEPS tornou-se filha da Deutsche Filmakademie, o equivalente alemão à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Esta estrutura reforça a ligação em rede entre os cineastas e os membros profissionais estabelecidos da Deutsche Filmakademie. Os programas incluem masterclasses, mentorias e uma associação júnior.

Além da apresentação dos prêmios e dos próprios filmes nomeados, FIRST STEPS administra a base de dados da Internet www.firststeps.de, incluindo um catálogo completo e atualizado de todos os filmes de graduação e seus criadores desde 1999. O site provou ser uma ferramenta útil para jovens cineastas e profissionais experientes.