MOSTRA CALEIDOSCÓPIO

Ansgar Vogt

Desde a sua criação, uma das marcas do Festival de Brasília é a aposta constante (e constantemente renovada) na importância do cinema como expressão criativa de diferentes artistas em propostas as mais variadas, e com especial atenção para tudo aquilo que possa se aproximar do que Jairo Ferreira nos ajudou a denominar o “cinema de invenção”. Na medida em que os anos passam, o cinema brasileiro vem multiplicando progressivamente a quantidade de obras feitas, e igualmente as propostas que surgem, ao ponto de que acreditamos que o espaço da mostra competitiva, por mais amplo que se apresente, não dá conta de esgotar as propostas inventivas que cineastas nos propõem.

Nesse sentido, a Mostra Caleidoscópio surge como um importante complemento a esse programa, abrindo espaço para realizadores que se arriscam muito, em suas propostas absolutamente únicas e pessoais (seja no sentido individual ou de grupos de pessoas criativas), que ampliam o escopo do cinema que o Festival propõe a seu público. Para essa mostra, um júri especial formado por curadores e programadores de importantes festivais internacionais e brasileiros, escolherá um destaque que receberá o prêmio Caleidoscópio.

O Goethe-Zentrum Brasília em parceria com a Secretaria de Cultura do Distrito Federal traz a esta edição do FBCB, o autor, diretor e produtor de cinema alemão, Ansgar Vogt, que também é membro do júri do Festival Internacional de Cinema de Berlim, para participar do júri da Mostra Caleidoscópio, que vai acontecer no Museu Nacional da República.

SOBRE O FESTIVAL

O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro é a grande tela da cultura de Brasília e o mais tradicional evento do gênero do Brasil. Anualmente, tendo como base o Cine Brasília, o evento promove uma intensa interação entre público, cineastas e seus filmes.

Em 2018, quando chega à 51ª edição, entre 14 e 23 de setembro, além de sessões consagradas como a Mostra Competitiva e a Mostra Brasília (ambas com curtas e longas-metragens), o Festivalzinho (com filmes para as crianças), o FESTUNI (Festival Universitário do Cinema de Brasília) e as itinerantes Curta nas Escolas e Cine Voador, o festival conta com mostras especiais e segue com iniciativa exitosa estreada na 50a edição, a Mostra Futuro Brasil, uma sessão exclusiva para produtores de cinema e curadores de festivais internacionais que pode render para os filmes participantes tanto prêmios de finalização, quanto sua inclusão nos eventos com os quais os convidados estão relacionados.

Com diversos pontos de exibição de filmes e atividades, nesta edição, o festival busca amplificar sua vocação como ambiente de fomento do mercado cinematográfico, onde contatos são feitos e negociações realizadas, servindo como plataforma para o crescimento e o fortalecimento de novas produções audiovisuais. Nesse sentido, durante o período do evento, serão realizadas oficinas e seminários para que profissionais da área e jovens talentos do Distrito Federal possam capacitar-se e promover a negociações de projetos, sem deixar de aproveitar a oportunidade única de intercâmbios e diversas possibilidades proporcionadas pelo Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

CONFIRA AQUI A PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL