O “Europa de Portas Abertas” proporciona um passeio pelas diferentes culturas e línguas de vários países europeus. No dia 19 de novembro (sábado), das 12h às 18h, quem for à Aliança Francesa, Cultura Inglesa, ao Goethe-Zentrum Brasília e Instituto Cervantes, terá à sua disposição uma vasta programação cultural que inclui atividades para todos os gostos e faixas etárias.

Durante todo o evento você pode fazer a sua matrícula com desconto em um curso regular do Goethe.

Todas as atividades são gratuitas, e nossos monitores estarão identificados com a camiseta do Goethe para tirar dúvidas e fornecer informações.

Programação
Quando? Onde? O quê?
12h – 17h Todo o instituto Rallye de QR-code

Com seu smart phone você compete neste emocionante rallye de QR-code e participa de um sorteio de uma bolsa de alemão no Goethe.

13h – 16h45 Salas 3 e 6 Aulas demonstrativas 

Para você se apaixonar pelo idioma alemão, e conhecer nosso método de ensino, estamos oferecendo aulas demonstrativas gratuitas com duração de 15 minutos ministradas pelos nossos professores de alemão especializados.

14h – 17h Sala 1 Próxima Estação: Deutschland

Nesta atividade, pais e filhos podem aprender um pouco de alemão brincando!

14h – 17h Sala 2 Universo Animado

Venha se divertir assistindo a curtas de animação alemães com comentários lúdicos da professora de alemão e blogueira Teresa Cavalcante.

15h – 16h Sala 4 Oficina de Valsa

É bom estar sempre preparado para quando precisar dançar valsa numa festa de casamento ou em um aniversário de 15 anos! Nesta oficina você se diverte e ainda aprende a dançar valsa com a Julia Repa, austríaca, professora de alemão e valseira.

12h – 17h Pátio/vários locais Sommerfest

Quem pensa que os alemães não sabem se divertir, precisa conferir a nossa Sommerfest, uma tradição na Alemanha para celebrar o início do verão, com atividades e brincadeiras, como amarelinha e corrida de saco – uma verdadeira gincana alemã!

12h – 17h Biblioteca Jogos

Seus pais jogavam Ludo na infância? Você certamente conhece UNO ou Monopoly? Pais e filhos podem deixar um pouco os games digitais de lado e vir jogar com a gente os jogos de tabuleiro que os alemães mais gostam.

15h30 – 17h Auditório Palestra sobre intercâmbio e bolsas de estudo na Alemanha

Quer fazer intercâmbio na Alemanha e não sabe por onde começar? Nesta palestra a Dra. Monica Heitz, Professora da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, convidada com apoio do DAAD-Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, vai dar tirar suas dúvidas e dar todas as dicas de que você precisa.

12h – 18h Corredor Exposição “País de Inventores-Pesquisa na Alemanha”

A exposição “País de Inventores-Pesquisa na Alemanha” fala sobre um mundo em constantes mudanças por meio das disciplinas científicas. O foco da exposição são as descobertas históricas e as inovações pioneiras, não esquecendo de dar uma olhada no ambiente de pesquisa na Alemanha.

12h – 18h Foyer Exposição “Lautstark-Música pop alemã”

Seja iniciante ou avançado, se você está na escola ou na faculdade … com música o aprendizado se torna mais divertido. O projeto “Lautstark” apresenta 15 hits do pop alemão, cujas letras podem ser usadas para estudar alemão ou simplesmente para ouvir em seu celular e curtir.

17h Em frente ao Goethe Cantus Firmus

A regente Isabela Sekef se apresenta com o premiado coral Cantus Firmus tocando peças de compositores europeus.

Programação sujeita a alterações.