Em abril, entre os dias 8 e 15, acontece o evento entre:dramaturgismos, projeto que reúne convidadas e convidados do Brasil e da Alemanha em três mesas de debate, no canal do YouTube do Goethe-Institut São Paulo, além do Espaço Aberto, acessível pelo Zoom, momento para tecer redes entre pessoas interessadas. Durante as conversas, agentes culturais atuantes em diversos contextos irão discutir a figura do dramaturgista na criação teatral.

A função de Dramaturg, ou dramaturgista em português, surge a partir do pensamento desenvolvido por Gotthold Ephraim Lessing (1729-1781), figura do Iluminismo e precursor da literatura moderna na Alemanha. Numa definição sucinta, o dramaturgista é uma figura que assume uma mediação crítica entre obra e público e pode assim atuar nos espaços que existem entre artistas, curadores, comunicadores e espectadores, tanto participando do processo de criação de obras quanto de programação cultural, independentemente da linguagem artística.

No projeto entre:dramaturgismos, o foco se concentra na área teatral e bota em perspectiva o contexto brasileiro e práticas em vigor na Europa. As conversas irão envolver as diversas perspectivas ao longo dos processos de criação, bem como as contribuições da teoria e da pesquisa para o campo. As iniciativas dedicadas à formação em dramaturgismo existentes no país e também a apresentação de aspectos do dramaturgismo pouco conhecidos no Brasil serão discutidos, de modo que o público leigo, mais distante do contexto institucional do teatro, possa entender melhor este ambiente cultural.

entre: que intitula o evento diz sobre o espaço limiar que o dramaturgismo ocupa no processo teatral, na intermediação de teoria e criação e de pesquisa e produção de sentido. Estar entre: é também um convite a adentrar uma discussão ainda pouco desenvolvida no meio teatral. Com a combinação de debates, encontros e produção bibliográfica, o evento almeja instaurar campos de diálogo e redes de contato para que, dessa entrada, outros caminhos futuros possam surgir e se desenvolver, contribuindo assim para o fortalecimento e a ampliação do campo e, consequentemente, da criação e pesquisa em teatro

Na semana seguinte à rodada de debates, finalizando o evento, acontece o Espaço Aberto: Redes Possíveis, com o intuito de também colaborar para a promoção de redes de contato entre dramaturgistas no país. Saiba mais informações no site do projeto.

SERVIÇO

ENTRE:DRAMATURGISMOS

Quando:                        de 8 a 15 de abril de 2021

Onde:                             www.youtube.com/goethesaopaulo

Site do Projeto:          https://www.goethe.de/ins/br/pt/kul/sup/edr.html

Contato:                        michelerolim@gmail.com  Michele Rolim (Porto Alegre)

danielcordovaorama@gmail.com  Daniel Cordova (São Paulo)        

 

PROGRAMAÇÃO

MESAS DE DEBATE

Todas com interpretação em libras

Transmissão ao vivo no canal Youtube do Goethe-Institut São Paulo: www.youtube.com/goethesaopaulo

Para solicitação de certificados, é necessário efetuar inscrição pelo Zoom (ver link abaixo de cada resumo de evento) para cada mesa e assistir aos debates por este mesmo programa.

 

_______________________________________________________________

 

8/4/21, quinta-feira, às 19h, ao vivo no canal www.youtube.com/goethesaopaulo

 

O DRAMATURGISMO NOS PROCESSOS DE CRIAÇÃO CÊNICA

Processos contemporâneos motivados pela experimentação e que engendram um percurso de pesquisa teórica e prática, muitas vezes caracterizados pela criação colaborativa, a hibridização das linguagens artísticas, a realização no espaço público, entre outros movimentos, colocam o trabalho artístico em outro patamar de complexidade e repercutem na esfera da prática do dramaturgismo. Esta mesa pretende discutir como se articula a atividade do dramaturgismo dentro do contexto de processos de criação em teatro, tendo em vista estas transformações.

 

Debatedores: Fátima Saadi e Silvana Garcia

Provocador: Cacá Brandão

Mediadora: Michele Rolim

 

Para obtenção de certificado, inscrição necessária: https://zoom.us/webinar/register/WN__aI0uus9TY2IdG6Wrt1-FQ

_______________________________________________________________

 

9/4/21, sexta-feira, às 19h, ao vivo no canal 

www.youtube.com/goethesaopaulo

 

O ESTUDO E A FORMAÇÃO EM DRAMATURGISMO

Um dos sinais do avanço da prática do dramaturgismo no Brasil é o surgimento de cursos de formação que contemplam o exercício da atividade, como os cursos técnicos de dramaturgia da SP Escola de Teatro, em São Paulo, e da MT Escola de Teatro, em Cuiabá, ambos dedicados também à formação teórica e prática em dramaturgismo. Esta mesa trará à reflexão como se organiza um processo de formação em dramaturgismo, quais saberes e competências ela visa desenvolver, tendo em vista as transformações nos processos de criação contemporâneos, assim como a complexidade dos atributos da função.

 

Debatedores: Marici Salomão e Edélcio Mostaço

Provocadora: Beti Rabetti

Mediador: Antonio Duran

 

Para obtenção de certificado, inscrição necessária: https://zoom.us/webinar/register/WN_D7VxP55gT5CblTUWVa9V4g

_______________________________________________________________

 

10/4/21, sábado, às 15h, ao vivo no canal 

www.youtube.com/goethesaopaulo

 

O DRAMATURGISMO NAS INSTITUIÇÕES

A conversa acontece em português e em alemão com tradução simultânea.

 

Mais comum na Europa, o dramaturgismo institucional se refere tanto à atividade dos teatros de repertório, em que a pessoa responsável pelo dramaturgismo faz parte de uma equipe estável de criação, quanto à atuação em esferas institucionais exteriores ao processo criativo, como a escolha do repertório ou a programação de um teatro independente. Esta mesa contextualizará estas diferentes abordagens da prática do dramaturgismo no âmbito europeu, a fim de trazer ao público uma face da função pouco conhecida em nosso meio e especular se e de que modo ela pode contribuir para a atividade teatral local.

 

Debatedores: Carmen Hornbostel e Marcus Droß

Provocador: Kil Abreu

Mediador: Daniel Cordova

 

Para obtenção de certificado, inscrição necessária:

https://zoom.us/webinar/register/WN_5dukDn8fQLaKcDDd7deQ8Q

_______________________________________________________________

 

ESPAÇO ABERTO: REDES POSSÍVEIS

 

15/4/21, quinta-feira, 15h-18h pelo Zoom. A atividade não terá transmissão.

 

O Espaço Aberto: Redes Possíveis, que encerra o evento entre:dramaturgismos, tem o intuito de colaborar para o estabelecimento de redes de contato entre dramaturgistas no país. Para ele são convidadas a participar, através de inscrição prévia, pessoas do público em geral interessadas em fazer parte de um curto período de convivência mais intensa, em plataforma digital, a fim de compartilhar experiências, ampliar as discussões fomentadas pelas mesas, trazer novas questões ao debate, e estabelecer conexões mais próximas com outras pessoas dedicadas à prática do dramaturgismo.

Acesse aqui o formulário de inscrição para o Espaço Aberto.

 

PARTICIPANTES

Carmen Hornbostel estudou psicologia na Universidade Georg-August em Göttingen e na Universidade de Sevilla. É dramaturgista no teatro NTGent desde 2018 e no International Institute of Political Murder (IIPM) desde 2017. Trabalhou como colaboradora dramatúrgica em “General Assembly”, de Milo Rau (Schaubühne am Lehniner Platz, Berlim, 2017) e em “La Reprise” (Théâtre National Wallonie-Bruxelles, 2018); realizou “Box of Truth” (NTGent, 2018) e foi dramaturgista em “Family” (NTGent, 2019) e “Everywoman” (Salzburger Festspiele, 2020). Co-editou “Why Theatre?” (NTGent&Verbrecher Verlag, 2020).

Edélcio Mostaço é professor titular da Universidade do Estado de Santa Catarina. Doutorou-se pela ECA-USP, após ter se dedicado ao jornalismo, à crítica teatral e à pesquisa acadêmica. É autor do livro “Teatro e política: Arena, Oficina e Opinião” (reeditado em 2016 pela Annablume). Como dramaturgista, integrou as equipes de “Vestido de Noiva” (Márcio Aurélio, 1987), “Mme. Pommery” (Antônio Abujamra, 1988), “A Cerimônia do Adeus” (Ulysses Cruz, 1989), “A Falecida” (Gabriel Vilella, 1994), “Péricles, Príncipe de Tiro” (Ulysses Cruz, 1995), “Mary Stuart” (Gabriel Vilella, 1996), “À Margem da Vida” (Beth Lopes, 1998).

Fátima Saadi é tradutora, ensaísta e dramaturgista da companhia carioca Teatro do Pequeno Gesto. Formada em Teoria do Teatro (Unirio), fez mestrado e doutorado em Comunicação e Cultura (ECO-UFRJ). Lançou em 2018 o livro “A configuração da cena moderna – Diderot e Lessing” (www.pequenogesto.com.br/edicoesvirtuais), cuja versão francesa foi publicada pela editora L’Harmattan em 2020. Tem colaborado com várias publicações sobre teatro e participou de inúmeros festivais como debatedora de espetáculos.

​Silvana Garcia

Silvana Garcia é pesquisadora, pedagoga, dramaturgista e diretora; professora da Escola de Arte Dramática (ECA/USP); autora dos livros “Teatro da Militância” (Perspectiva), “As Trombetas de Jericó – Teatro das Vanguardas Históricas” (Hucitec) e “Territórios e Paisagens. Estudos sobre teatro” (Giostri); é diretora dos espetáculos “Lesão Cerebral” (2007), “Há um crocodilo dentro de mim” (2009), “Não vejo Moscou da janela do meu quarto” (2014), “Mergulho” (2015) e “Senhora X, Senhorita Y” (2018); curadora da série “Cena Inquieta” (Olhar Imaginário, SESCTV).

Carlos Antônio Leite Brandão

Carlos Antônio Leite Brandão é professor titular aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador do CNPq. Foi dramaturgista do Grupo Galpão por mais de dez anos, junto ao qual realizou diversos trabalhos como as adaptações de “Romeu e Julieta”, “Um Molière Imaginário”, “Partido” e “O Inspetor Geral”. Dentre suas várias publicações relativas a esses trabalhos, destacam-se “Os Diários de Montagem” dessas peças, os textos encenados em cada uma delas e o livro “Grupo Galpão: 15 anos de risco e rito”.

​Marici Salomão

Marici Salomão é dramaturga, pesquisadora e jornalista, formada pela PUC-Campinas. Foi repórter e crítica do Caderno 2 (O Estado de S. Paulo) e da revista Bravo!. Teve suas peças “Bilhete” e “Maria Quitéria” dirigidas por Celso Frateschi e Fernando Peixoto, respectivamente. Coordenou o Círculo de Dramaturgia do CPT de 1999 a 2003 e o Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council de 2008 a 2019 (Prêmio Shell de Inovação 2015). Foi curadora do projeto Dramaturgias Urgentes, do CCBB-SP. Coordena atualmente o curso de Dramaturgia da SP Escola de Teatro. Lançou os livros “O Teatro de Marici Salomão” e ”Sala de Trabalho” pela Imprensa Oficial.

Maria de Lourdes (Beti Rabetti) é historiadora do teatro, dedicando-se especialmente à história do teatro cômico popular, do ator e da tradução teatral. Atuou como dramaturgista de diferentes companhias teatrais, tendo desenvolvido seu trabalho, inicialmente, de 1984 a 1991, junto à Companhia de Encenação Teatral do Rio de Janeiro. Dedicou ao tema vários ensaios publicados em revistas brasileiras, um deles, capítulo de livro, no exterior. É professora aposentada da Unirio, vinculada ao PPGAC e pesquisadora Sênior do CNPq. Sua pesquisa atual é a “Tradução em cena: contribuição para uma história da tradução teatral no Brasil.”

Marcus Droß formou-se em Estudos Teatrais Aplicados na Universidade Justus-Liebig, Gießen. Co-fundou com Michael Wolters a rede de teatro musical New Guide to Opera e trabalhou como diretor, dramaturgista e mentor artístico em teatro musical, performance e coreografia, bem como em festivais, residências, casas de coprodução e na formação em artes. Desde 2012 é dramaturgista no Künstlerhaus Mousonturm, de Frankfurt, casa de produção internacional em artes performativas onde desenvolve pesquisa artística, programas de mentoria e de residência, e acompanha o desenvolvimento conceitual e a produção de performances.

Kil Abreu é jornalista, crítico e curador de teatro. Foi diretor do Departamento de teatros da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Compôs os júris de prêmios como Shell e APCA. Fez a curadoria de diversos festivais, entre os quais os de Curitiba, Festival Recife do teatro nacional, Festival internacional de teatro de São José do Rio Preto e das atividades reflexivas da Mostra internacional de teatro de São Paulo (MITsp). Edita, com Rodrigo Nascimento, o site Cena Aberta, dedicado à crítica das artes cênicas.

Curadores

Antonio Duran é dramaturgista, ator, diretor e pesquisador. Titular de um doutorado em Artes Cênicas (ECA-USP) e de um mestrado em Comunicação (Cásper Líbero). Integra o Grupo de Pesquisa Cultura, Comunicação e Sociedade do Espetáculo (Cásper Líbero) e o Grupo de Estudos em Estética Contemporânea (FFLCH-USP). É dramaturgista do Teatro da Vertigem desde 2010 e professor convidado na SP Escola de Teatro. Escreveu e dirigiu o espetáculo “Estudo sobre o masculino: primeiro movimento”. Ator pela Escola de Atores do TUCA (PUC-SP).

Daniel Cordova é produtor cultural, mestrando em Estudos Teatrais Aplicados na Universidade Justus Liebig de Gießen, na Alemanha, e graduado em Artes Cênicas pela ECA-USP em 2010. Atuou no escritório de produção prod.art.br como produtor executivo e coordenador editorial na realização de eventos multidisciplinares, apresentações e exposições de artistas e coletivos estrangeiros em São Paulo, além de produzir, independentemente, artistas e coletivos de dança e teatro paulistanos.

Michele Rolim é jornalista, pesquisadora e crítica teatral. Doutoranda e mestra em Artes Cênicas (UFRGS). Trabalha na imprensa cultural desde 2009. É editora do site Agora Crítica Teatral. Autora do livro “O Que Pensam os Curadores de Artes Cênicas” (Cobogó, 2017). Participou como “provocadora artística” no projeto TRANSIT, idealizado pelo Goethe-Institut Porto Alegre de 2017 a 2020. Vem atuando como crítica e debatedora em diversos festivais de artes cênicas brasileiros.

Fotos dos participantes e dos curadores:

https://drive.google.com/drive/folders/1iAcUbCN5l44IlPbTVj8NS2w16hnUGW_L