SOBRE O PROJETO

Dramatik! é uma série de encontros para discutir temas relevantes à contemporaneidade a partir da dramaturgia alemã recente acessível na nossa biblioteca digital. Aberto a todas as pessoas interessadas, é um convite a ler textos teatrais e a refletir sobre a sociedade a partir da arte.

Em 2021 seguimos em casa, discutindo a distância a partir de textos que ecoam aspectos do isolamento social e da pandemia que vivemos.

SOBRE A PEÇA

Nas 7 cenas independentes de “Tentilhão” há 36 personagens, mas metade deles são pássaros. Caren Jeß cria uma atmosfera de fábulas para lidar com temas como religião, gênero, sexualidade, solidão, luta e esperança, em um texto em que o humor se mostra presente, apesar do peso dos temas tratados.

Em cada um dos “mini-dramas” de “Tentilhão” há uma obra de arte que obedece às suas próprias regras e fala a sua própria língua, mas que, simultaneamente, é também um pedaço de um mosaico de um panorama social impossível de ser definido.

A peça estreou em novembro de 2019 na Schauspielhaus de Graz e foi traduzida para o português por Christine Röhrig.

A peça é também objeto do projeto Transit, parceria entre o Goethe-Institut de Porto Alegre e o SESC RS. Duas encenações diferentes da peça podem ser conferidas no canal YouTube do GI POA:

  1. 28/10 –  “Bookpink – O Livro dos Pássaros“. Direção: Liliane Pereira
  2. 29/10 – “Tentilhão”. Direção: Thiago Silva

INFORMAÇÕES PRÁTICAS

Clique aqui para fazer sua inscrição.

  • O encontro ocorre a través do aplicativo Zoom e tem capacidade máxima de 30 participantes. Pedimos que todas e todos abram a câmera.
  • A conversa não será transmitida nem gravada.
  • Clique aqui para baixar a tradução da peça “Tentilhão” de Caren Jeß.

Leia o texto antes do encontro para dar pitaco na conversa!

THEATERBIBLIOTHEK – INSTRUÇÕES PARA SOLICITAR UMA PEÇA

Textos de peças teatrais contemporâneas de autores e autoras alemãs estão disponíveis para leitura em português na nossa biblioteca virtual.

Instruções:

  1. Entre em: Theaterbibliothek
  2. No canto superior direito, selecione o idioma;
  3. Selecione por autor (Sobrenome, Nome) ou idioma (Português, Brasil);
  4. Marque a peça escolhida e preencha o formulário;
  5. Clique em “Enviar formulário”.

Pronto! O texto da peça será enviado para o seu e-mail.