DATA: 12/06/2018

HORA: 18h30

LOCAL: Goethe-Zentrum Brasília – EQS 707/907

FILME: CASA SEM TETO (Haus ohne Dach)

Exibição seguida de bate-papo sobre direitos humanos com os integrantes do Umanitá.

No pátio, venda de comida e cerveja alemãs por Chef Knut e Ghesti Bier.

O projeto Cine Caleidoscópio, realizado pelo grupo de direitos humanos Umanità da UnB, apresenta e discute filmes relacionados à temática dos direitos humanos em eventos voltados para estudantes e público em geral.

Com duas sessões de cinedebate por mês, que acontecem tanto na UnB, como em outros espaços, o projeto promove debates acadêmicos que alcançam a comunidade para além da Universidade.

O Goethe-Zentrum Brasília, em parceria com o Umanitá, realiza uma sessão do Cine Caleidoscópio com o filme “Casa sem Teto”, da cineasta Soleen Yusef, que nasceu no Curdistão, aos nove anos fugiu com os pais para a Alemanha, e estudou Direção Cênica na Academia de Cinema de Baden-Württemberg.

O povo curdo até hoje é oprimido e dificilmente tem algum espaço onde possa contar sobre sua identidade. Por isso, como cineasta, me vejo na posição de criar essa imagem dos curdos a partir de fora. É melhor narrar histórias sobre si mesmo do que deixar que os outros o façam.

“Casa sem Teto” recebeu, em 2016, o prêmio para jovens talentos alemães First Steps Award, além do prêmio de incentivo Neues Deutsches Kino e o Prêmio Especial do Júri no Festival Internacional de Cinema de Montreal.

SINOPSE: Liya, cantora em um bar noturno, Jan, cuja mulher espera um bebê, e o excêntrico Alan são irmãos nascidos na região curda do Iraque, mas criados na Alemanha. Eles querem regressar ao seu país natal para satisfazer o último desejo da falecida mãe: ser enterrada em sua cidade natal ao lado do marido, morto durante a guerra contra o regime de Saddam. Os parentes no Curdistão se opõem com veemência. Os irmãos brigam entre si, mas ainda assim querem satisfazer o desejo da mãe e roubam o caixão. Perseguidos pelos enfurecidos parentes, empreendem uma difícil viagem com uma caminhonete a um país onde os peshmerga lutam contra os terroristas do Estado Islâmico.

Áudio original com legendas em português

DIREÇÃO: Soleen Yusef, colorido, 117 min, 2014-16