Evento realizado no âmbito da Semana da Europa, nos dias 12 e 13 de maio, inteiramente digital e gratuito. Na programação, bate-papos sob o lema: HUMANO + DESIGN + NATUREZA, abordando temas como cidades sustentáveis, retomada verde, fortalecimento da bioeconomia e novo modo de vida e consumo, no contexto do design e da arquitetura.

Serão dois dias de palestras, entrevistas e apresentações de cases com designers e arquitetos brasileiros e europeus, com representantes da Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Eslovênia, Finlândia e Portugal.

A Alemanha traz o arquiteto, cineasta, designer e autor Van Bo Le-Mentzel, que se apresenta no dia 12 de maio, às 10h10.

Arquiteto, autor de “Der kleine Professor” (2016, ed. Ecowin – “O pequeno professor”, sem tradução para o português) e cineasta de Berlim. Lançou várias iniciativas que relacionam o design à participação social. Entre os projetos mais conhecidos, encontram-se o Hartz IV Möbel (2010), série de móveis acessíveis a um público de baixo poder aquisitivo (Hartz IV), e a Tinyhouse University (2015). Suas concepções fizeram parte de exposições internacionais e entraram para o acervo de diversos museus como o Vitra Design Museum. Em 2016, foi lançado seu primeiro longa-metragem, “3min of Fame, Love and Peace”. Recebeu diversos prêmios por propostas de sustentabilidade e participa ativamente de discussões sobre questões de urbanismo.

O Café com Europa será transmitido em tempo real nos canais do YouTube da Semana da Europa, da UnBTV e do Istituto Europeo di Design, com tradução simultânea (inglês/português). Os encontros serão virtuais em formato webinar, das 9h às 12h50, com 30 minutos de duração cada e os participantes poderão interagir ao vivo e fazer perguntas pelo chat.

 

Saiba aqui quem são os moderadores.

Saiba aqui quem são os palestrantes.

 

Confira a programação aqui.

Curadoria

 

A curadoria do Café com Europa: HUMANO + DESIGN + NATUREZA, é de profissionais dos departamentos de Arquitetura e Design da UnB, procurou selecionar jovens profissionais que tenham se notabilizado por suas contribuições práticas-teóricas, comprometidas com a sustentabilidade no seu mais amplo significado (ambiental, econômico e social), a nível nacional e internacional. A diversidade de expressões artísticas, usos e implicações de materiais, potencial pedagógico e a escala dos trabalhos (da paisagem ao objeto) foram critérios adotados para definição da programação, que contará com palestras, entrevistas e exposição de cases diversos.

 

Realização

 

A realização é da EUNIC Brasília (Associação dos Institutos Culturais, Embaixadas e Consulados de países membros da União Europeia), presidida este ano pela Embaixada da Itália, e da Delegação da União Europeia no Brasil, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e o Istituto Europeo di Design (IED).