Para dar início aos eventos em Brasília em comemoração aos 25 Anos da Unidade Alemã, a Embaixada da Alemanha e o Goethe-Zentrum Brasília apresentam, com o apoio da Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal, a mostra Achtung! Filmes de Berlim com 7 longas-metragens, sendo 6 deles inéditos em Brasília, produzidos nos últimos cinco anos em Berlim, que têm a cidade como personagem.

Não há outra cidade na Europa que tenha se transformado de maneira tão dinâmica nos últimos 20 anos quanto Berlim. A repentina queda do Muro, em novembro de 1989, desencadeou um veloz processo de urbanização. Isso se refletiu também no cinema. A cada ano são produzidos mais de 300 filmes na região de Berlim-Brandemburgo, um local que oferece, de maneira singular, uma coexistência de produções de alto orçamento com uma cena artística de baixo custo, que serve de incubadora para inovações de forma e de conteúdo. A programação da mostra reflete este amplo leque e apresenta filmes com enredos ambientados em diversos contextos urbanos, com variados estilos e tendências, de diretores consagrados e suas produções patrocinadas a estreantes que realizam seus filmes por meio de crowdfunding.

Na abertura, o premiado Oh Boy (2012), de Jan Ole Gerster, a crônica de um dia e uma noite da vida do jovem Nicko pelas ruas de Berlim. A apresentação do filme será seguida de um coquetel oferecido pela Embaixada da Alemanha.