A queda do Muro de Berlim foi, na história recente, um dos eventos mais importantes para a Alemanha e o mundo. Um marco na história social e política da Alemanha que mudou a perspectiva de olhares sobre a democracia e liberdade de expressão mundialmente. Em 9 de novembro de 2019 comemora-se 30 anos derrubada do Muro que acabou com o cerco a Berlim Oriental e levou ao fim da divisão de um país e da vida dos cidadãos.

No dia 11 de novembro, o Goethe-Zentrum Brasília juntamente com a Embaixada da Alemanha no Brasil irá exibir o filme:  Bornholmer Straße, de Christian Schwochow, seguido de uma mesa-redonda, logo após será servido um vinho de honra. Os debatedores irão abordar pontos sobre o filme, transpondo para os dias atuais trazendo uma visão real com relatos de testemunhas oculares. 

Exibição do filme às 18h30

Bornholmer Straße, de Christian Schwochow, 88 Min., 2014. Alemão, com legendas em português.

Sinopse: Nove de novembro de 1989: no posto de passagem fronteiriço, na Bornholmer Strasse em Berlim, os soldados da RDA e seus colegas do posto de controle são surpreendidos pela declaração lida por Günter Schabowski, membro do Comitê Central do Partido Socialista Unificado (SED), em uma coletiva de imprensa transmitida pela televisão: a partir desse momento, todos os cidadãos da RDA estão autorizados a realizar viagens particulares para o Ocidente. Em sua euforia, porém, muitos não percebem que para isso precisam de visto e passaporte. Apressados eles se dirigem a mais próxima passagem fronteiriça. O tenente-coronel Schäfer e seus subordinados ainda não se dão conta o que nessa noite lhes aguarda. Ela acaba com a abertura da fronteira – o início do fim da RDA. Bornholmer Strasse é uma fascinante comédia irônica, de inesperada comoção à beira do desespero, sobre heróis que, na verdade, nem querem ser.

Mesa-redonda de 20h15 a 21h

Participantes

Prof. Dr. Pablo Holmes

Professor do Instituto de Ciência Política (UnB) e na Pós-Graduação da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília-UnB. É graduado e mestre em direito pela Faculdade de Direito do Recife – UFPE e doutor em sociologia pela Universidade de Flensburg, Alemanha. Foi Käte Hamburger Fellow no Centre for Global Cooperation Research da Universidade de Duisburg-Essen, Alemanha (2017-2018). Publicou na Alemanha: Verfassungsevolution in der Weltgesellschaft.

Prof. Dr. Marcelo Neves

Professor Titular de Direito Público na Universidade de Brasília. Fez graduação e mestrado na Faculdade de Direito do Recife, doutorado em direito na Universidade de Bremen. Foi professor titular substituto na Universidade de Frankfurt, professor titular na Universidade Federal de Pernambuco. Professor visitante em várias universidades na Alemanha, Suíça e Itália. Publicou, entre outros: A constitucionalização simbólica, Transconstitucionalismo, Entre Têmis e Leviatã. Com traduções publicadas em inglês e em alemão.

Christian Schulz

Christian Schulz nasceu em 1969 em Frankfurt/Main. Graduou-se em Direito pela Universidade de Hamburg, na Alemanha, e desde 2016 é conselheiro para assuntos políticos da Embaixada da República Federal da Alemanha no Brasil. Resolveu viajar para Berlim na mesma noite que o muro caiu para se reunir com amigos de ambos os lados – em frente ao Portão de Brandenburgo, e testemunhou o grande acontecimento literalmente em cima do muro.

REALIZAÇÃO APOIO