MOSTRA DE CINEMA EUROPEU
Um panorama vibrante do cinema europeu

De 22 de setembro a 3 de outubro, o Instituto Cervantes recebe nossa tradicional Mostra de Cinema Europeu, que este ano traz 14 filmes de 14 países da União Europeia, celebrando o Dia Europeu das Línguas (26 de setembro). Todas as sessões são gratuitas!

Confira a programação:
22/09 (segunda)

18h30 – Vale a palavra dita (Es gilt das Gesprochene Wort)

De Ilker Çatak
Alemanha (2019)
Coquetel de abertura após o filme.
SINOPSE: Por mais racional que Marion pareça tanto no seu trabalho como pilota como na vida particular, não
é assim que ela agirá ao conhecer o gigolô Baran no litoral da Turquia e concordar com um
casamento de fachada, para que ele obtenha a cidadania alemã. O que começa como uma espécie de negócio logo se transforma em uma história pungente sobre amor e identidade na interseção entre
duas culturas.

23/09 (terça)

19h – Ramona

De Andrea Bagney
Espanha (2022)

SINOPSE: Ramona acaba de se mudar para Madri com o namorado, Nico, e quer recomeçar: quer ser atriz, quer ser mãe, quer morar no bairro Lavapiés. Mas não consegue nenhum teste, não tem um emprego fixo e seu prédio abriga dois invasores que vendem drogas, e ela está apavorada.

24/09 (quarta)

19h – The Girls

De Mai Zetterling
Suécia (1968)

SINOPSE: Uma companhia teatral itinerante leva uma produção da peça “Lisístrata”, de Aristófanes, em turnê. O ano é 1968. Os homens estão no comando e o mundo está em chamas. Em outras palavras, pouca coisa mudou desde 411 a.C., quando Aristófanes escreveu sua peça. Nessa obra, a heroína Lisístrata queria pôr fim à guerra de vinte anos entre Atenas e Esparta persuadindo as mulheres a negarem sexo aos homens. Não demora muito para que o elenco da peça comece a ver suas próprias vidas e relacionamentos com novos olhos.

25/09 (quinta)

19h – O Homem sem Culpa (The Man Without Guilt)

De Ivan Gergolet
Eslovênia (2022)

SINOPSE: Uma história sobre vingança pessoal e redenção que se passa em Trieste, uma cidade na costa do Adriático, perto da fronteira entre a Itália e a Eslovênia. Uma viúva de cinquenta anos, que trabalha em um hospital, descobre que o ex-empregador de seu marido, de alguma forma responsável pela morte dele, foi hospitalizado devido a um derrame. O filho dele lhe oferece trabalho como cuidadora do pai, sem saber da ligação entre os dois. Ela decide aceitar a oferta, ansiando por vingança.

26/09 (sexta)

18h – A Funcionária do Mês (L’Employée du Mois)

De Véronique Jadin

Bélgica (2021)

Inès trabalha há anos em uma pequena empresa sem nunca receber o reconhecimento que merece. Quando finalmente decide pedir um aumento, um evento inesperado desencadeia uma sucessão de situações absurdas e cômicas. Entre burocracias, machismo corporativo e a luta por justiça, Inès transforma um dia comum em um verdadeiro caos tragicômico… com uma pitada de ácido.

20h – A Mãe É Que Sabe – de Nuno Rocha

Portugal (2016)

SINOPSE: Um típico almoço de aniversário dá para o torto quando Ana Luísa se começa a lembrar de episódios caricatos da sua infância e adolescência. Entre sopas de cenoura, idas à praia, conselhos de mãe, namoros e casamentos, Ana Luísa pensa nas coisas que podia ter mudado no seu passado, no entanto estas recordações vão ter efeitos colaterais imprevisíveis. Uma comédia familiar com universos paralelos e fanáticos do Belenenses, num divertido retrato do Portugal dos anos 70 aos nossos dias. E pensando bem, há coisas que é mesmo melhor não mudar, pois no fim de contas é certo e sabido que… A Mãe É Que Sabe!

27/09 (sábado)

18h – Tudo que Ainda Precisa ser Visto (All That Remains to be Seen)

De Julie Bezerra Madsen

Dinamarca (2022)

SINOPSE: Quando Silas, de 7 anos, de repente não consegue encontrar os amigos no pátio da escola, sua mãe, Christina, sabe exatamente o que isso significa: Silas está perdendo a visão, assim como ela perdeu quando era criança. Os médicos haviam garantido que ele não poderia herdar a doença, mas estavam errados. Como ensinar seu filho a ser corajoso e confiante em um mundo que lentamente se torna escuro? Christina conhece bem a dor de se sentir excluída e já travou uma luta interior para não se conformar com o que os outros acham que uma pessoa quase cega pode alcançar. No entanto, a tristeza e a sensação de estar à margem ainda pesam muito dentro dela — e são sentimentos que ela não quer transmitir ao filho, mesmo quando eles ameaçam transbordar.

20h – Luxembourg, Luxembourg

De Antonio Lukich

Ucrânia (2022)

SINOPSE: Dois irmãos gêmeos, Kolia e Vasia, filhos de um gângster originário da antiga Iugoslávia, embarcam em uma viagem a Luxemburgo para reencontrar o pai moribundo que os abandonou na infância. O filme começa com um flashback dos anos 1990 e avança até 2018: Kolia, agora motorista de van e com problemas nas costas, vive com a mãe; Vasia é policial, casado e com um filho pequeno. Após uma ligação do consulado informando sobre a saúde do pai, Kolia decide visitá-lo, enquanto Vasia reluta, desprezando o homem que mal conheceram. A jornada revive memórias e expõe as feridas antigas e diferentes visões sobre a figura paterna.

29/09 (segunda)

19h – Toni en Famille

De Nathan Ambrosioni
França (2023)

SINOPSE: O filme conta a história de Antônia, conhecida como Toni, uma mãe solo que cria seus cinco filhos enquanto trabalha cantando em bares. Aos 43 anos, com os filhos mais velhos prestes a entrar na universidade, Toni começa a questionar o que fará com o tempo livre e se poderá retomar sua própria vida e sonhos.

30/09 (terça)

19h – Leite (Melk)

De Stefanie Kolk
Países Baixos (2023)

SINOPSE: Dias depois de dar à luz um bebê natimorto, Robin começa a produzir leite. Incapaz de jogar essa produção fora, ela decide doá-la. Mas Robin tem dificuldades para encontrar lugares que recebam a doação – e, assim, os potes com leite começam a lotar o freezer. Exibido na seção Jornada dos Autores do Festival de Veneza.

01/10 (quarta)

19h – Pequenas Coisas Como Estas

De Tim Mielants
Irlanda (2024)

SINOPSE: Em 1985, Bill Furlong, pai dedicado, descobre segredos perturbadores guardados pelo convento local e revela suas próprias verdades chocantes.

02/10 (quinta)

19h – O Sanatório da Clepsidra (Sanatorium pod Klepsydra)

De Wojciech Jerzy Has
Polônia (1973)

 

03/10 (sexta)

18h – Dodo

De Panos Koutras
Grécia (2022)

SINOPSE: O filme conta a história de uma família abastada em Atenas, que está à beira da ruína, prestes a casar a filha com um herdeiro rico para salvar sua fortuna. A situação toma um rumo inesperado quando um pássaro, o Dodo, considerado extinto há 300 anos, reaparece na casa da família. A contagem regressiva para o casamento, crucial para a sobrevivência financeira da família, e a aparição do pássaro desencadeiam uma série de eventos que testam os limites entre razão e insanidade, levando a situação a um ponto de completo descontrole.

20h – Romeo è Giulietta (Romeu é Julieta)

De Giovanni Veronesi
Itália (2024)

SINOPSE: O renomado diretor teatral Federico Landi Porrini está em busca de seu Romeu e Julieta para a produção que deve cimentar definitivamente seu prestígio e concluir sua carreira. Entre os candidatos, destaca-se Vittoria, que é excluída devido a uma sombra de seu passado. Determinada a ainda garantir um papel no show e com a cumplicidade de sua amiga maquiadora, a jovem atriz decide fazer um teste com uma identidade falsa para mostrar seu talento. Isso a leva a se transformar em Otto Novembre, fazer um teste para o papel de Romeu e obter o papel com sucesso. Não parece muito complicado para ela interpretar outra pessoa, tanto no palco quanto nos bastidores, mesmo quando seu namorado é escolhido para interpretar o papel de Mercutio. No entanto, encarnar um homem permitirá que ela descubra muitas coisas sobre si mesma, mas acima de tudo sobre as pessoas ao seu redor.
O filme ganhou o Globo de Ouro 2024 (da Itália), na categoria de Melhor Comédia.

Local: Instituto Cervantes – Brasília
Entrada gratuita
Não é preciso retirar ingresso, mas o local está sujeito a lotação.
Serão sorteados brindes ao final de cada sessão!