As Embaixadas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e Suíça, em parceria com o Goethe-Zentrum Brasília, realizam a Mostra de Cinema da Semana da Língua Alemã, com entrada gratuita no SESC 504 Sul em Brasília.

Destaque para a produção alemã “Os Ordinários” (no original, “The Ordinaries”), uma tragicomédia de ficção científica de 2022, dirigida por Sophie Linnenbaum e estrelada por Fine Sendel, que será exibida em 28 de maio, às 19h. O filme aborda a história de Paula, uma personagem coadjuvante que aspira a ser protagonista, como seu pai, mas que, ao questionar seu mundo, se depara com inconsistências e a realidade de sua própria vida.

A iniciativa faz parte da 9ª edição da Semana da Língua Alemã, um evento anual que promove a língua alemã e a cultura dos países onde ela é falada e que oferece uma programação diversificada e aberta ao público, com eventos gratuitos em diversas cidades do país.

PROGRAMAÇÃO

26 de maio – 18h30

ABERTURA

Coquetel de abertura seguido da exibição do filme belga “The Boy is gone”

26 de maio – 19h

The Boy is gone

Bélgica

Gênero: Documentário/Animação
Direção: Christoph Bohn
Duração: 68 min
Ano: 2013
Classificação indicativa: 12

SINOPSE: Christoph Bohn descobre uma foto de seu pai aos 14 anos de idade usando uniforme e com uma suástica no braço. Christoph então retorna a sua cidade natal determinado a revelar a verdade sobre o passado de seu pai e a conhecer melhor a região germanófona. Depoimentos marcantes, imagens históricas e animações arrepiantes dão nova vida ao passado de Eupen e à história da família Bohn.

27 de maio – 19h

Marianengraben

Luxemburgo, Itália, Áustria

Gênero: Drama / Comédia
Direção: Eileen Byrne
Duração: 82 min
Ano: 2024
Classificação indicativa: 14

SINOPSE: Desde que Tim se afogou em Trieste, Paula perdeu a vontade de viver. Quando encontra Helmut, um viúvo que deseja levar as cinzas de sua falecida esposa para o Tirol do Sul, ela finalmente vê uma saída: ir a Trieste e tirar a própria vida no aniversário de Tim. No entanto, durante a viagem, uma amizade inesperada se desenvolve com Helmut – e a vontade de viver renasce para ambos.

28 de maio – 19h

Os Ordinários

Alemanha

Gênero: Ficção científica
Direção: Sophie Linnenbaum
Duração: 124 min
Ano: 2021/2022
Classificação: 12

SINOPSE: Em uma sociedade repressiva de três classes, Paula, uma simples personagem coadjuvante, está prestes a enfrentar o teste mais importante de sua vida: ela precisa provar que merece ser uma protagonista. Ela é a melhor de sua classe na escola do Personagem Principal, mas até agora não conseguiu gerar uma grande música emocional. Em busca de uma solução, ela se encontra no abismo do mundo cinematográfico, à margem do enredo e perdida entre os trechos cortados.

30 de maio – 19h

Schladming Misteriosa – A Conexão dos Habsburgos com o Brasil

Áustria

Gênero: Documentário
Direção: Alexander Frohner; Günter Fuhrmann
Duração: 49 min
Ano: 2023
Classificação: livre

SINOPSE: O diretor Alexander Frohner e o autor Günter Fuhrmann desvendam o mistério de Schladming viajando até o Brasil no rastro dos descendentes da arquiduquesa austríaca Leopoldina, que se casou lá. Um de seus herdeiros, August Leopold, mais tarde fez de Schladming sua residência principal. O nativo de Coburg com raízes brasileiras atraiu a aristocracia internacional e artistas de toda a Monarquia do Danúbio para a cidade alpina.

31 de maio – 16h

Raindrop – Die Reise des Wassers

Suíça

Gênero: Documentário
Direção: Marco Dominik Graf
Duração: 100 min
Ano: 2025
Classificação indicativa: livre

SINOPSE: Uma viagem com a água desde os picos mais altos dos Alpes até a vastidão do oceano. Quase nenhum outro elemento em nosso planeta é mais importante do que a água. Onde há água, a vida prospera. Mas poucas pessoas percebem que criaturas maravilhosas levam suas vidas todos os dias em nossos habitats aquáticos nativos. Longe de nossos olhos, verdadeiros dramas e glórias acontecem todos os dias. Histórias que quase ninguém chega a ver. Histórias cheias de aventura, tragédia, comédia e até mesmo amor.