EUNIC Jazz Express

Celebrando o 30 de abril, Dia Internacional do Jazz, este projeto musical que integra a Semana da Europa 2025, inclui ensaios abertos e concerto, e apresenta quinteto inédito formado por músicos do Brasil e de países europeus.

Quinteto:

  • Jarry Singla (piano – Alemanha)
  • Aik Yehiian (bateria – Ucrânia)
  • Flavio Rodrigues (violão – Espanha)
  • Miguel Pantazopoulos (bouzouki – Grécia)
  • Oswaldo Amorim (contrabaixo – Brasil)
EUNIC Jazz Express – PROGRAMAÇÃO
Segunda 28 de abril 18h30 Ensaio aberto ao público EMB – Escola de Música de Brasília
SGA/Sul Quadra 602
Terça 29 de abril 16h30 Ensaio aberto ao público
Quarta 30 de abril 19h30 Concerto
ENTRADA FRANCA

JARRY SINGLA

Reflexão mística e impulso moderno para o futuro se fundem aqui em uma só ideia (…). Ouvimos fascinados: assim pode dar certo a fusão de culturas.
— Neue Zürcher Zeitung

© Volker Beushausen

O pianista indo-alemão Jarry Singla sempre foi um transgressor de fronteiras entre os mais diversos mundos musicais. Longas estadias na Cidade do México, Nova York, Mumbai e La Paz abriram-lhe o coração e a mente, enquanto colaborações musicais intensas em Buenos Aires, Katowice e Kiev impulsionaram sua bem-sucedida busca por um caminho livre de dogmas — em direção a um som novo, refinado e vibrante, entre o jazz e inspirações étnicas.

Em seus grupos atuais, a influência da música indiana é particularmente marcante: o trio JARRY SINGLA EASTERN FLOWERS, com o percussionista sul-indiano Ramesh Shotham, já se apresentou em festivais renomados como o Jazz Utsav New Delhi, Buenos Aires Jazz e Festijazz Bolivia. O THE MUMBAI PROJECT, criado em 2013 durante uma residência artística da Fundação de Arte da Renânia do Norte-Vestfália (NRW), realizou concertos em grandes cidades da Índia e da Alemanha, incluindo uma produção com a HR BIGBAND.

© Juergen Bindrim

Entre as contribuições de Jarry Singla ao vasto campo do jazz europeu estão composições para seu quarteto com o excepcional saxofonista britânico Julian Argüelles e para o trio WEI3, uma colaboração franco-germano-polonesa.

Em 2017, Jarry integrou um grupo internacional do trompetista Markus Stockhausen. Desde 2016, é membro fundador do coletivo de músicos SONIQ, por meio do qual idealiza projetos visionários com artistas como Majid Bekkas, Rhani Krija, Aly Keita e Karl Seglem.

Com apoio da Fundação de Arte da NRW e do Secretariado Cultural da NRW, Jarry desenvolveu o GRAMOFON, um jogo de composição digital com blocos sonoros criados por ele mesmo. Durante a pandemia, o Goethe-Institut apoiou seu projeto colaborativo virtual entre Mumbai, Colônia e Buenos Aires, com o guitarrista argentino Demián Ornstein e o cantor indiano Sanjeev Chimmalgi.

Entre novembro de 2022 e maio de 2023, Jarry viveu na Cité Internationale des Arts, em Paris, graças a uma bolsa de residência de seis meses concedida pela Fundação Cultural dos Estados Alemães.

Em 2023, foi indicado ao Prêmio Alemão de Autores Musicais da GEMA, na categoria “Composição – Encontro Intercultural”. No mesmo ano, apresentou-se em Nova Délhi com a cantora ucraniana Mariana Sadovska e no Lille Piano(s) Festival com o sarodista bengalês Pratik Shrivastav.

Em 2024, Jarry realizou concertos com o duo suíço Zugluft e participou do Multiphonics Festival. Nesse ano também foi lançado, pelo selo Jazzsick Records, o terceiro álbum do EASTERN FLOWERS, intitulado Confluence.

www.jarrysingla.com
www.soniq-music.com
www.gramofon.jarrysingla.com