{"id":8316,"date":"2017-05-11T12:13:03","date_gmt":"2017-05-11T15:13:03","guid":{"rendered":"http:\/\/157.245.141.11\/site\/?p=8316"},"modified":"2019-05-08T15:17:42","modified_gmt":"2019-05-08T18:17:42","slug":"as-vantagens-e-os-desafios-de-estudar-alemao-na-era-da-tecnologia","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/goethebrasilia.org.br\/de\/blog\/as-vantagens-e-os-desafios-de-estudar-alemao-na-era-da-tecnologia\/","title":{"rendered":"As vantagens e os desafios de estudar alem\u00e3o na era da tecnologia"},"content":{"rendered":"
Hoje vou sair um pouco dos temas de gram\u00e1tica para tratar de um assunto que impacta professores e alunos \u2013 Como aproveitar bem a tecnologia para aprender alem\u00e3o?<\/p>\n
N\u00e3o h\u00e1 d\u00favidas de que a tecnologia nos traz um milh\u00e3o de facilidades \u2013 nossos alunos podem ver v\u00eddeos reais sobre a Alemanha, pesquisar sobre qualquer assunto na Internet, ter amigos alem\u00e3es e conversar com eles por escrito, ao vivo por Skype, trocar mensagens por celular, ouvir r\u00e1dio alem\u00e3, tirar d\u00favidas sobre vocabul\u00e1rio e assim por diante. As aulas podem ficar muito mais interessantes, din\u00e2micas e o aprendizado pode ser mais completo.<\/p>\n
\nNo entanto, apesar da tecnologia trazer facilidades, temos que ser estrat\u00e9gicos em como usar todo esse material. Ajuda demais pode atrapalhar!<\/p>\n<\/blockquote>\n
Ou\u00e7o todos os anos in\u00fameros professores reclamando dos alunos estarem constantemente no celular, n\u00e3o conseguirem ler um texto at\u00e9 o final sem o auxilio da internet, ou fazer uma tarefa simples com apenas l\u00e1pis, papel e a cabe\u00e7a.<\/p>\n
Ser\u00e1 que os professores est\u00e3o apenas sendo chatos e arcaicos ou existe alguma preocupa\u00e7\u00e3o did\u00e1tica por tr\u00e1s disso? Qual o problema de os alunos olharem constantemente no celular durante a aula e ao fazer as tarefas? Por que o professor quer controlar o uso do celular? Eu hein, n\u00e3o sou mais crian\u00e7a!<\/p>\n
Pois \u00e9, sou uma entusiasta da tecnologia, mas tamb\u00e9m concordo com os professores de que o celular deve ter limite para uso. Imagine que voc\u00ea est\u00e1 na Alemanha, precisa de uma informa\u00e7\u00e3o. Voc\u00ea para uma pessoa na rua e vai perguntar, mas no meio da frase voc\u00ea se lembra que n\u00e3o sabe uma determinada estrutura, e vai no Google pedir ajuda. Enquanto voc\u00ea faz isso, o alem\u00e3o v\u00ea seu embara\u00e7o e come\u00e7a a falar em ingl\u00eas com voc\u00ea; isto se ele n\u00e3o tiver ido embora, porque voc\u00ea demorou demais. Ele at\u00e9 queria te ajudar, viu que voc\u00ea era estrangeiro, foi bacana e am\u00e1vel, mas voc\u00ea demorou demais… e voc\u00ea acaba de perder uma oportunidade de ouro de utilizar o que aprendeu.<\/p>\n
A depend\u00eancia do celular pode ser um problema no aprendizado de uma l\u00edngua. Porque a gente s\u00f3 aprende uma l\u00edngua usando, automatizando, experimentando \u2013 e o celular pode ser uma forte ferramenta para este aprendizado, mas ele tamb\u00e9m pode ser a muleta que pode deixar o paciente com sequelas por mal uso.<\/p>\n
Aqui v\u00e3o algumas dicas do bom uso da tecnologia:<\/p>\n
Quando devo evitar usar o celular:<\/strong><\/span><\/p>\n
\n
- Em uma primeira leitura de um texto, principalmente se ele \u00e9 pequeno.<\/strong><\/span> Passe os olhos sobre o texto \u2013 ou melhor \u201c\u00fcberflieg den Text\u201d \u2013 sobrevoando o texto com os olhos ; )\u00a0 Assim, voc\u00ea ter\u00e1 as primeiras impress\u00f5es do texto. Observe as fotos, o t\u00edtulo, note palavras chave, n\u00e3o encuque com as palavras que voc\u00ea n\u00e3o conhece, fa\u00e7a valer as que voc\u00ea j\u00e1 conhece e estudou. Tente resolver as quest\u00f5es com o que voc\u00ea j\u00e1 sabe<\/li>\n
- Se a professora est\u00e1 conversando com o grupo, se os colegas est\u00e3o se apresentando<\/strong>,<\/span> n\u00e3o se distraia no celular, mesmo que voc\u00ea esteja procurando coisas relacionadas \u00e0 aula. O momento de ouvir os colegas \u00e9 uma oportunidade para treinar a compreens\u00e3o auditiva, aumentar o vocabul\u00e1rio e refletir sobre como voc\u00ea teria vontade de responder \u00e0quela quest\u00e3o\/como vai responder \u00e0quela quest\u00e3o<\/li>\n
- Ao realizar alguma tarefa escrita,<\/strong> <\/span>tente usar o vocabul\u00e1rio do livro did\u00e1tico e aquele que voc\u00ea aprendeu em sala de aula. \u00c9 muito bom procurar informa\u00e7\u00f5es novas na internet, mas a tarefa serve para averiguar se voc\u00ea registrou o que foi dado em aula. O Google \u00e9 uma maravilha, mas o Google tradutor \u00e9 uma desgra\u00e7a para fazer frases erradas em alem\u00e3o. A dica novamente \u00e9 \u201cgastar\u201d o vocabul\u00e1rio que voc\u00ea aprendeu nos livros, no curso, aquele que voc\u00ea j\u00e1 conhece.<\/li>\n<\/ul>\n
A depend\u00eancia do celular pode fazer com que voc\u00ea perca flu\u00eancia na l\u00edngua, se sinta inseguro ao falar. A seguran\u00e7a que a tecnologia d\u00e1 \u00e9 ilus\u00f3ria, \u00e9 preciso se arriscar a falar, mesmo que \u00e0s vezes voc\u00ea ir\u00e1 falar errado \u2013 \u00e9 assim que a gente aprende!<\/p>\n
E quando utilizar o celular\/internet?<\/span><\/strong><\/p>\n
\n
- Ou\u00e7a m\u00fasica,<\/strong><\/span> aproveite e procure a letra pra cantar junto<\/li>\n
- Voc\u00ea j\u00e1 leu o texto e fez a tarefa em sala de aula.<\/strong><\/span> Os outros alunos ainda precisam de mais tempo? N\u00e3o procure todas as palavras que n\u00e3o entendeu, mas as que parecem chave para o tema. Outra op\u00e7\u00e3o \u00e9 ler alguma not\u00edcia em alem\u00e3o. (veja o site da dw.com<\/a> ou nachrichtenleicht.de<\/a>)<\/li>\n
- Curta p\u00e1ginas no Facebook sobre estudo de alem\u00e3o.<\/strong><\/span> No Facebook voc\u00ea encontra alunos com dicas, sites de estudo, nossa p\u00e1gina (clique aqui para conhecer<\/a>) , jornais alem\u00e3es e muito mais.<\/li>\n
- Baixe aplicativos de estudo<\/strong><\/span> \u2013 o Goethe tem alguns de gra\u00e7a, o Duolingo \u00e9 muito bom, dicion\u00e1rios e muito mais<\/li>\n<\/ul>\n
Ent\u00e3o, querido leitor, aproveite mais o momento da aula para se comunicar, ouvir, porque isso n\u00e3o d\u00e1 pra fazer sozinho em casa. Interaja com seus colegas em alem\u00e3o em sala de aula, mesmo nos n\u00edveis mais b\u00e1sicos. Pense em frases-chave que voc\u00ea sempre utiliza, mesmo se for pra falar \u201cGesundheit\u201d ou \u201cich habe eine Frage\u201d.<\/p>\n
Gaste o alem\u00e3o e aproveite cada oportunidade de aprendizado!<\/p>\n
Bis bald e bons estudos!<\/h4>\n
Teresa<\/h4>\n
<\/p>\n
<\/p>\n
<\/p>\n
<\/p>\n
<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
Hallo, Leute \ud83d\ude42 Hoje vou sair um pouco dos temas de gram\u00e1tica para tratar de um assunto que impacta professores e alunos \u2013 Como aproveitar bem a tecnologia para aprender alem\u00e3o? N\u00e3o h\u00e1 d\u00favidas de que a tecnologia nos traz um milh\u00e3o de facilidades \u2013 nossos alunos podem ver v\u00eddeos reais sobre a Alemanha, pesquisar […]<\/p>\n","protected":false},"author":9,"featured_media":8319,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"inline_featured_image":false},"categories":[155],"tags":[],"acf":{"sidebar_banners":false,"sidebar_button_text":"","sidebar_button_link":"","sidebar_button_pos":"after","show_grade_table":[],"related_links_list":false,"related_files_list":false,"set_to_child":false,"slideshow_list":false},"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/goethebrasilia.org.br\/de\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/8316"}],"collection":[{"href":"https:\/\/goethebrasilia.org.br\/de\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/goethebrasilia.org.br\/de\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/goethebrasilia.org.br\/de\/wp-json\/wp\/v2\/users\/9"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/goethebrasilia.org.br\/de\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=8316"}],"version-history":[{"count":5,"href":"https:\/\/goethebrasilia.org.br\/de\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/8316\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":15213,"href":"https:\/\/goethebrasilia.org.br\/de\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/8316\/revisions\/15213"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/goethebrasilia.org.br\/de\/wp-json\/wp\/v2\/media\/8319"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/goethebrasilia.org.br\/de\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=8316"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/goethebrasilia.org.br\/de\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=8316"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/goethebrasilia.org.br\/de\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=8316"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}