{"id":13720,"date":"2018-10-01T01:00:26","date_gmt":"2018-10-01T04:00:26","guid":{"rendered":"http:\/\/157.245.141.11\/site\/?p=13720"},"modified":"2020-02-13T15:14:36","modified_gmt":"2020-02-13T18:14:36","slug":"cineasta-do-mes-volker-schlondorff","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/goethebrasilia.org.br\/de\/blog\/cineasta-do-mes-volker-schlondorff\/","title":{"rendered":"Cineasta do M\u00eas – Volker Schl\u00f6ndorff"},"content":{"rendered":"
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picture-alliance\/dpa https:\/\/www.dw.com\/image\/17509611_303.jpg<\/a><\/p><\/div>\n

O cineasta escolhido para o m\u00eas de outubro de 2018 \u00e9 o mestre das adapta\u00e7\u00f5es liter\u00e1rias Volker Schl\u00f6ndorff, um diretor habilidoso e especialista em literatura.<\/p>\n

Leitor aficionado, Schl\u00f6ndorff conta que todas as noites ia para a cama com um livro, e que a literatura \u00e9 para ele, t\u00e3o importante quanto o cinema[1]<\/sup>. Ao lado de grandes diretores como Werner Herzog, Wim Wenders e Rainer Werner Fassbinder, Schl\u00f6ndorff \u00e9 um membro proeminente do Novo Cinema Alem\u00e3o dos anos 60 e in\u00edcio dos anos 70.<\/p>\n

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Cena do filme „O Jovem T\u00f6rless“<\/p><\/div>\n

A sua adapta\u00e7\u00e3o da obra prima „O Jovem T\u00f6rless“ (Der Junge T\u00f6rless<\/em>), de Robert Musil, deu ao movimento Novo Cinema Alem\u00e3o uma grande visibilidade e em 1996 recebeu o Pr\u00eamio da Cr\u00edtica Internacional no Festival de Cannes.<\/p>\n

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Cartaz de „O Tambor“<\/p><\/div>\n

Mesmo tendo ido morar e trabalhar nos Estados Unidos, ele se manteve fiel ao seu pa\u00eds de origem n\u00e3o esquecendo suas ra\u00edzes liter\u00e1rias[2]<\/sup>. A lista de suas adapta\u00e7\u00f5es para o cinema passa por v\u00e1rios grandes nomes da literatura mundial, como: Heinrich B\u00f6ll, G\u00fcnter Grass, Max Frisch, Marcel Proust, Robert Musil e Arthur Miller, entre outros.<\/p>\n

Durante a Feira do Livro de Frankfurt de 2008 lan\u00e7ou sua autobiografia „Luz, Sombra e Movimento“ (Licht, Schatten und Bewegung<\/em>) onde retrata toda a sua trajet\u00f3ria profissional desde as primeiras experi\u00eancias como assistente de dire\u00e7\u00e3o na Fran\u00e7a, passando por sua mudan\u00e7a para os EUA at\u00e9 seu retorno \u00e0 Alemanha depois da reunifica\u00e7\u00e3o do pa\u00eds.<\/p>\n

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No livro, falo da minha vida e dos meus filmes, mas principalmente da vida. Os filmes est\u00e3o a\u00ed, mas as experi\u00eancias da vida n\u00e3o s\u00e3o t\u00e3o n\u00edtidas na minha trajet\u00f3ria, porque fiz muitas adapta\u00e7\u00f5es liter\u00e1rias para o cinema. Ou seja, meus filmes n\u00e3o foram rodados com uma narrativa em primeira pessoa. Agora fiz isso no livro: narrar em primeira pessoa. – Conta o diretor.[3]<\/sup><\/p>\n<\/blockquote>\n

Dicas de filmes<\/h4>\n