{"id":13121,"date":"2018-08-01T00:01:54","date_gmt":"2018-08-01T03:01:54","guid":{"rendered":"http:\/\/157.245.141.11\/site\/?p=13121"},"modified":"2020-02-13T16:00:36","modified_gmt":"2020-02-13T19:00:36","slug":"cineasta-do-mes-fassbinder","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/goethebrasilia.org.br\/de\/blog\/cineasta-do-mes-fassbinder\/","title":{"rendered":"Cineasta do M\u00eas \u2013 Fassbinder"},"content":{"rendered":"
Fonte: https:\/\/theculturetrip.com\/europe\/germany\/articles\/the-best-movies-by-rainer-wernerfassbinder-you-must-see\/<\/p><\/div>\n
O cineasta escolhido para o m\u00eas de agosto \u00e9 o genial Rainer Werner Fassbinder, que nasceu em 31 de maio de 1945 e faleceu muito jovem, em 1982, aos 37 anos.<\/p>\n
Cena do filme „Lola“, Barbara Sukowa. Foto: Rialto-Film<\/p><\/div>\n
Fassbinder n\u00e3o s\u00f3 produziu e dirigiu seus filmes, como tamb\u00e9m atuou como ator, montador e roteirista, al\u00e9m de produzir pe\u00e7as de teatro para o r\u00e1dio e a televis\u00e3o.<\/p>\n
Fassbinder realizou 44 filmes em apenas 16 anos e se tornou um dos maiores representantes do Cinema Novo Alem\u00e3o, movimento art\u00edstico que nos anos 1960 buscava uma nova forma de se fazer cinema e de tratar temas marginalizados.<\/p>\n
Em 1968 estreou no cinema com o primeiro longa-metragem \u201cO amor \u00e9 mais frio que a morte\u201d (Liebe ist k\u00e4lter als der Tod<\/em>), recebendo pouca aten\u00e7\u00e3o da cr\u00edtica, por\u00e9m j\u00e1 em seu segundo filme, Katzelmacher<\/em>, de 1970, um melodrama sobre um trabalhador estrangeiro, recebeu o Pr\u00eamio do Cinema Alem\u00e3o (Bundesfilmpreis).[1]<\/sup><\/p>\n Hanna Schygulla em \u201cLili Marleen\u201d<\/p><\/div>\n Fassbinder dedicou o ano de 1979 para filmar em treze partes o grandioso \u201cBerlin Alexanderplatz\u201d, de Alfred D\u00f6blin, uma adapta\u00e7\u00e3o da obra filmada para a televis\u00e3o, se mostrando mais uma vez um cineasta revolucion\u00e1rio.<\/p>\n A atriz Rosel Zech em \u201cO Desespero de Veronika Voss\u201d<\/p><\/div>\n Em 1981 produziu o primeiro grande sucesso de p\u00fablico do cinema, Lili Marleen, baseado nas mem\u00f3rias da cantora Lale Andersen. Na trilogia, \u201cO Casamento de Maria Braun\u201d (1979), \u201cLola\u201d (1981) e \u201cO Desespero de Veronika Voss\u201d (1982), ele traz o protagonismo de personagens femininas. O cineasta tinha uma rela\u00e7\u00e3o muito boa com as mulheres e mostrava, em seus filmes, possuir uma compreens\u00e3o profunda da alma feminina. Elas eram o fio condutor dos processos sociais retratados as obras. Apesar de mostrar a vitimiza\u00e7\u00e3o e o sofrimento delas, Fassbinder atribu\u00eda-lhes, acima de tudo, uma resist\u00eancia insuper\u00e1vel.[2]<\/sup><\/p>\n Fassbinder deixou gloriosas obras cinematogr\u00e1ficas com uma ampla repercuss\u00e3o por retratarem contextos sociopol\u00edticos importantes da hist\u00f3ria da Alemanha.<\/p>\n Fontes consultadas: <\/p>\n Ana M\u00e1rcia-Bilbiotec\u00e1ria<\/p>\n<\/div>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" Rainer Werner Fassbinder O cineasta escolhido para o m\u00eas de agosto \u00e9 o genial Rainer Werner Fassbinder, que nasceu em 31 de maio de 1945 e faleceu muito jovem, em 1982, aos 37 anos. Fassbinder n\u00e3o s\u00f3 produziu e dirigiu seus filmes, como tamb\u00e9m atuou como ator, montador e roteirista, al\u00e9m de produzir pe\u00e7as de […]<\/p>\n","protected":false},"author":9,"featured_media":13122,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"inline_featured_image":false},"categories":[112,106],"tags":[],"acf":{"sidebar_banners":false,"sidebar_button_text":"","sidebar_button_link":"","sidebar_button_pos":"after","show_grade_table":[],"related_links_list":false,"related_files_list":false,"set_to_child":false,"slideshow_list":false},"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/goethebrasilia.org.br\/de\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/13121"}],"collection":[{"href":"https:\/\/goethebrasilia.org.br\/de\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/goethebrasilia.org.br\/de\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/goethebrasilia.org.br\/de\/wp-json\/wp\/v2\/users\/9"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/goethebrasilia.org.br\/de\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=13121"}],"version-history":[{"count":9,"href":"https:\/\/goethebrasilia.org.br\/de\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/13121\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":17046,"href":"https:\/\/goethebrasilia.org.br\/de\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/13121\/revisions\/17046"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/goethebrasilia.org.br\/de\/wp-json\/wp\/v2\/media\/13122"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/goethebrasilia.org.br\/de\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=13121"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/goethebrasilia.org.br\/de\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=13121"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/goethebrasilia.org.br\/de\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=13121"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}<\/a>
<\/a>
DICAS DE FILMES<\/h4>\n
\n
PR\u00caMIOS<\/h4>\n
\n
\n[1]<\/sup> Deutsche Welle<\/a>
\n[2]<\/sup> cartacapital.com.br<\/a><\/p>\nTodos estes filmes voc\u00ea encontra em nossa filmoteca<\/a>. Fa\u00e7a-nos uma visita e conhe\u00e7a nossa cole\u00e7\u00e3o!
\nAbra\u00e7os!\u00a0\u263a
\nAninha, Bibliotec\u00e1ria Goethe-Zentrum Bras\u00edlia<\/h4>\n