Dando continuidade ao Projeto da Biblioteca Goethe Bras\u00edlia sobre literatura, cinema e arte venho apresentar o Cineasta do M\u00eas. Iremos retratar o cl\u00e1ssico cinema alem\u00e3o, mas tamb\u00e9m as produ\u00e7\u00f5es contempor\u00e2neas de uma Alemanha moderna, atual e conectada com as quest\u00f5es sociais atuais.<\/span><\/p>\n
http:\/\/c7nema.net\/producao\/item\/46153-christian-petzold-filma-transit-ja-em-maio.html<\/a><\/p><\/div>\n
Paula Beer e Franz Rogowski em \u201cTransit\u201d, Filmstill. \u00a9 Schramm Film<\/p><\/div>\n
Petzold foi uma das grandes sensa\u00e7\u00f5es do Festival de Cinema de Berlim – Berlinale 2018, indicado ao Urso de Ouro com o filme Transit, que retrata a tem\u00e1tica dos refugiados misturando migrantes da Segunda Guerra e dos dias atuais, em um cen\u00e1rio atemporal na Fran\u00e7a, e tra\u00e7a paralelos entre o passado e o presente. Transit \u00e9 baseado no romance Em Tr\u00e2nsito[2] da escritora alem\u00e3 judia Anna Seghers, que fugiu de Paris para Marselha e ap\u00f3s um ano deixou a Fran\u00e7a rumo ao M\u00e9xico. Os elementos autobiogr\u00e1ficos deste per\u00edodo em que ela passou no ex\u00edlio embasam o seu romance.[2]<\/p>\n
Acredito que pessoas que de alguma forma s\u00e3o criminosas \u2013 e assim s\u00e3o todos os protagonistas dos meus filmes \u2013 ou que t\u00eam uma exist\u00eancia duvidosa ou uma falsa identidade, mentem naturalmente . S\u00e3o nas mentiras onde as pessoas informam quais s\u00e3o seus anseios. \u00c9 isso que me interessa.[3]
\nPetzold<\/p><\/blockquote>\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n
DICAS DE FILMES [4]<\/td>\n<\/tr>\n \n Phoenix – 2014<\/h4>\n
Alemanha, Outono de 1945. Nelly Lenz (Nina Hoss) \u00e9 uma sobrevivente dos campos de concentra\u00e7\u00e3o nazis. Apesar de ter escapado \u00e0 morte, sofreu v\u00e1rios ferimentos que lhe deixaram o rosto totalmente desfigurado.<\/td>\n<\/tr>\n
\n Barbara – 2012<\/h4>\n
Cerca de nove anos antes da queda do muro, Barbara, uma m\u00e9dica berlinense, encaminhou uma solicita\u00e7\u00e3o de visto de sa\u00edda da RDA. Ela foi presa e, ap\u00f3s a sua liberta\u00e7\u00e3o no ver\u00e3o de 1980, foi transferida para um hospital de prov\u00edncia como medida disciplinar.<\/td>\n<\/tr>\n
\n Dreileben: Algo melhor do que a morte (Dreileben: Etwas Besseres als den Tod) – 2010<\/h4>\n
Um criminoso sexual consegue escapar de um hospital. Sua fuga e a fren\u00e9tica busca da pol\u00edcia acompanham a hist\u00f3ria de amor entre Johannes, filho de uma rica fam\u00edlia e que presta servi\u00e7o comunit\u00e1rio, e Ana, uma bela jovem da B\u00f3snia.<\/td>\n<\/tr>\n
\n Jerichow – 2008<\/h4>\n
O destino re\u00fane tr\u00eas pessoas em \u201cJerichow\u201d, um lugarejo da antiga Alemanha Oriental quase abandonado devido ao \u00eaxodo de seus habitantes e ao desemprego: o encontro de um ex-soldado com o propriet\u00e1rio de uma lanchonete, descendente de turcos, e sua enigm\u00e1tica esposa leva todos \u00e0 beira de um abismo.<\/td>\n<\/tr>\n
\n Yella – 2007<\/h4>\n
Yella deseja que a exist\u00eancia que tem levado se torne simplesmente uma quest\u00e3o do passado. Durante a viagem conhece um homem que opera no mundo do capital de risco. Yella d\u00e1 provas de compet\u00eancia como sua assistente. Mas, momentos de sua vida pregressa for\u00e7am constantemente a passagem e se imiscuem em sua nova vida.<\/td>\n<\/tr>\n
\n O Estado Em Que Me Encontro (Die innere Sicherheit) – 2000<\/h4>\n
A hist\u00f3ria de uma menina cujos pais, ex-terroristas, tentam voltar \u00e0 vida normal.<\/td>\n<\/tr>\n
\n Fantasmas (Gespenster) – 2005<\/h4>\n
A hist\u00f3ria de uma mulher que acredita reconhecer em uma mendiga a pr\u00f3pria filha, sequestrada anos antes nas ruas de Berlim.<\/td>\n<\/tr>\n<\/tbody>\n<\/table>\n
PR\u00caMIOS<\/h4>\n
\n
- 2014 – Pr\u00e9mio da Cr\u00edtica Internacional (Fipresci) no Festival de Cinema de San Sebasti\u00e1n, no Pa\u00eds Basco, para \u201cPhoenix\u201d.<\/li>\n
- 2012 – Urso de Prata de melhor diretor na Berlinale, com o filme \u201cBarbara\u201d.<\/li>\n
- 2009 – Melhor diretor no Deutscher Filmpreis, com o filme \u201cJerichow\u201d.<\/li>\n
- 2001 – Pr\u00eamio de melhor filme do ano do cinema alem\u00e3o, com Die innere Sicherheit (O Estado Em Que Me Encontro)<\/li>\n<\/ul>\n
Fontes consultadas:
\n[1] DW<\/a>
\n[2] DW<\/a>
\n[3] DW<\/a>
\n[4] Goethe-Institut<\/a>
\n[5] Goethe-Institut<\/a><\/p>\nTodos estes filmes voc\u00ea encontra em nossa filmoteca. <\/span>
\nFa\u00e7a-nos uma visita e conhe\u00e7a nossa cole\u00e7\u00e3o! <\/span>
\nWWW.GOETHEBRASILIA.ORG.BR\/BIBLIOTECA<\/span><\/h4>\nAbra\u00e7os!<\/span>
\nAninha – Bibliotec\u00e1ria Goethe-Zentrum Bras\u00edlia<\/span><\/h4>\n<\/a>
Ana M\u00e1rcia-Bilbiotec\u00e1ria<\/p><\/div>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
Dando continuidade ao Projeto da Biblioteca Goethe Bras\u00edlia sobre literatura, cinema e arte venho apresentar o Cineasta do M\u00eas. Iremos retratar o cl\u00e1ssico cinema alem\u00e3o, mas tamb\u00e9m as produ\u00e7\u00f5es contempor\u00e2neas de uma Alemanha moderna, atual e conectada com as quest\u00f5es sociais atuais. Christian Petzold Christian Petzold, nascido em 1960 em Hilden, Alemanha, \u00e9 um cineasta\u00a0 […]<\/p>\n","protected":false},"author":9,"featured_media":11814,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"inline_featured_image":false},"categories":[112],"tags":[],"acf":{"sidebar_banners":false,"sidebar_button_text":"","sidebar_button_link":"","sidebar_button_pos":"after","show_grade_table":[],"related_links_list":false,"related_files_list":false,"set_to_child":false,"slideshow_list":false},"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/goethebrasilia.org.br\/de\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/11802"}],"collection":[{"href":"https:\/\/goethebrasilia.org.br\/de\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/goethebrasilia.org.br\/de\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/goethebrasilia.org.br\/de\/wp-json\/wp\/v2\/users\/9"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/goethebrasilia.org.br\/de\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=11802"}],"version-history":[{"count":5,"href":"https:\/\/goethebrasilia.org.br\/de\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/11802\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":17052,"href":"https:\/\/goethebrasilia.org.br\/de\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/11802\/revisions\/17052"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/goethebrasilia.org.br\/de\/wp-json\/wp\/v2\/media\/11814"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/goethebrasilia.org.br\/de\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=11802"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/goethebrasilia.org.br\/de\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=11802"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/goethebrasilia.org.br\/de\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=11802"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}