© Studio Various & Gould

 

As conexões entre Brasília e Berlim são várias: são cidades jovens e internacionais, com pontos em comum na arquitetura e na paixão pelas artes, a música, o cinema, cidades que sempre inventam e se reinventam.

Por isso mesmo, o projeto Conexão Berlim-Brasília, uma realização do Goethe-Zentrum Brasília e da Embaixada da Alemanha em parceria com o Sesc-DF, proporciona um verdadeiro diálogo entre as cidades, trazendo de Berlim a dupla de artistas visuais Various & Gould, e levando a Berlim o fotógrafo brasiliense Alexandre Bastos.

Various & Gould, após passagem por Montevidéu a convite do Goethe-Insitut, vem a Brasília ministrar o seu workshop FACE TIME com adolescentes do EduSesc. A dupla também deixa sua marca na pintura que realiza na parada de ônibus em frente ao Sesc 504 Sul. Já no bate-papo, troca experiências e ideias sobre arte urbana com TOYS, grafiteiro de Brasília, com mediação de Cinara Barbosa – Professora do Departamento de Artes Visuais da UnB.

O fotógrafo Alexandre Bastos foi a Berlim a convite do Goethe-Zentrum Brasília e trouxe de lá seu olhar único sobre a cidade e suas peculiaridades, resultando na mostra que fica até dia 30/9 no Sesc 504 Sul.

Complementando o projeto, o público de Brasília pode ainda assistir a dois filmes alemães que se passam em Berlim, Victoria, um thriller urbano filmado em um só take, e This ain’t California, um retrato da subcultura anárquica da Berlim dos anos 80.

CONFIRA ABAIXO A PROGRAMAÇÃO

ARTE URBANA

15 e 16/9/2018 Intervenção artística na parada de ônibus em frente ao Sesc 504 Sul com V&G
18/9/2018 19h Bate-papo sobre arte urbana com os artistas VARIOUS & GOULD e TOYS, com mediação de Cinara Barbosa – Professora do Departamento de Artes Visuais (VIS) da Universidade de Brasília (UnB)

FOTOGRAFIA

11/9/2018 19h BERLIM – CENAS URBANAS
FOTOS DE ALEXANDRE BASTOS – Abertura da exposição com visita guiada
12 a 30/9/2018 De 9h a 21h Visitação

CINEMA

12/9/2018 19h FILME: Victoria
19/9/2018 19h FILME: This ain’t California
LOCAL: Sesc 504 SUL
ENTRADA FRANCA PARA TODOS OS PÚBLICOS

ARTE URBANA

VARIOUS&GOULD

© Studio Various & Gould

A dupla de artistas berlinenses Various & Gould trabalha em estreita colaboração desde 2005. Depois de estudar na Escola de Arte Berlin-Weissensee (KHB), os artistas se formaram sob a tutela do Prof. Alex Jordan (Coletivo Grapus) em 2010.

Vários & Gould são conhecidos por se reinventarem constantemente. Sua criação é baseada na fórmula simples e potente do 1 + 1 = 3. Embora os métodos de serigrafia e colagem sejam sua especialidade, sua arte também pode surgir em uma performance nas ruas ou em uma instalação, pois eles gostam de cruzar fronteiras e não se ater a um determinado meio. Paixões mútuas, incluindo o amor ao papel, o entusiasmo pela beleza acidental na vida cotidiana e a arte no espaço urbano formam o núcleo de sua prática artística.

Vários&Gould geralmente lidam com temas socialmente proeminentes como: trabalho, migração, gênero, morte, religião ou crise financeira, de maneira lúdica e intuitiva. Influenciados pelas artes gráficas de cartazes políticos, Dada e Pop Art, cores vivas combinadas com tipografia e mensagens criptografadas são as características de seu trabalho.

© Studio Various & Gould

Por ocasião do 200º aniversário de Karl Marx, a dupla de artistas Various & Gould desenvolve, no mural que vão pintar na parada de ônibus em frente ao SESC 504 Sul, a relação entre homem e trabalho de uma forma imaginativa. Marx, como pessoa, não aparecerá na imagem. Em vez disso, sua análise científica das relações de emprego e processos de produção serve de inspiração para um jogo metafórico com partes do corpo e elementos de máquina.

Nos dias 18 e 19/9, a dupla Various&Gould ministra oficina de arte com diferentes técnicas de impressão e de colagem intitulada FACE TIME para adolescentes do EduSesc.

FOTOGRAFIA

BERLIM – CENAS URBANAS

FOTOS DE ALEXANDRE BASTOS

Revisitando a cidade pela segunda vez, o fotógrafo encontrou familiaridade nas esquinas e monumentos centenários de Berlim, sem deixar de retratar com encantamento uma das mais pulsantes metrópoles mundiais.

Durante um mês, o fotógrafo perambulou por ruas de Kreuzberg, Mitte, Friedrichshain e outras áreas de Berlim, sempre com a câmera a tiracolo para captar a esmo um pouco da atmosfera da cidade. O resultado é uma coleção de imagens das ruas, das pessoas e de eventos na cidade.

Com as imagens, o público pode se aproximar um pouco mais de monumentos famosos como a Berliner Fernsehturm, o Reichstag, o Berliner Dom, entre outros.

As fotografias desta mostra foram captadas entre os meses de setembro e outubro de 2017, quando o autor foi contemplado com uma bolsa de estudos oferecida pelo Goethe-Zentrum Brasília.

ABERTURA: 11/9/2018
VISITAÇÃO: De 12 a 30/9/2018, de 9h a 21h
LOCAL: SESC 504 SUL

CINEMA

VICTORIA
12/9/2018, 19h

Direção: Sebastian Schipper | Cor | Drama | 140 min | 2014/15
Victoria (Laia Costa), uma jovem de Madri, conhece quatro garotos de Berlim na saída de uma boate – Sonne (Frederick Lau), Boxer (Franz Rogowski), Blinker (Burak Yigit) e Fuß (Max Mauff). A conexão é instantânea, porém, Sonne e seus amigos já têm planos sinistros: para pagar uma dívida com agiotas, decidem fazer um roubo planejado de improviso. Victoria acaba se envolvendo nesta aventura que logo se torna um pesadelo. Um thriller urbano que se passa na madrugada de Berlim filmado em tempo real em um só take – sem efeitos, sem truques. De tirar o fôlego, autêntico, romântico.

THIS AIN’T CALIFORNIA
19/9/2018, 19h

Direção: Marten Persiel | Cor| Romance-Documentário | 99 min | 2011/2012
Berlim 2011: Durante o funeral de Denis “Panik” Paraceck, velhos amigos dos tempos da RDA se reencontram e relembram sua grande paixão: o skate. Denis em sua “prancha com rodas” era praticamente imbatível em matéria de arrojo. Em muitos pequenos episódios são evocados os anos 1980, nos quais skatistas eram considerados outsiders, irreverentes, rebeldes e bem distantes do Estado e de seus planos de produção. Se encontravam na praça Alexanderplatz, em Berlim Oriental, onde, observados por espectadores surpresos ou mesmo desconcertados, desenvolviam e apresentavam suas manobras. Um fragmento da subcultura anárquica durante o socialismo.

LOCAL: SESC 504 SUL

ALEMÃO COM LEGENDAS EM PORTUGUÊS

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 12 ANOS

ENTRADA FRANCA