Mozart Piano Quartet

O premiado quarteto Mozart Piano Quartet, em turnê pela América do Sul, se apresenta em performance única em Brasília, após passar por Punta del Este, São Paulo e Lima.

large_mpq_20__copyright_josepmolina_net

  • Mark Gothoni, Violino
  • Peter Hörr, Violoncelo
  • Paul Rivinius, Piano
  • Hartmut Rohde, Viola

Concerto dia 08/10, às 19h30, Teatro Poupex

ENTRADA FRANCA mediante apresentação de ingresso que pode ser retirado na secretaria do Goethe-Zentrum Brasília a partir do dia 30/09/2016

Endereço: EQS 707/907 | s/no | 1o andar

Tel: 3244 6776

Horário de funcionamento:

  • Segunda a quinta-feira: 9h – 12h; 14h – 20h
  • Sexta-feira: 9h – 13h
  • Sábado: 8h30 – 11h30

Cada pessoa só poderá retirar no máximo 2 ingressos.

Mais informações pelo site: www.goethebrasilia.org.br/cultura
Classificação indicativa: Livre

Programa

R. Schumann – Quartet (piano, violino, viola e violoncelo) Es-dur op 47 (30‘)
(1810-1856)

  1. Sostenuto assai / Allegro ma non troppo
  2. Scherzo: molto vivace
  3. Andante cantabile
  4. Finale: Vivace

——— Pausa ———

L. van Beethoven: Sinfonia eroica op.55 arr. para piano, violino, viola e violoncelo para Ferdinand Ries (45’)
(1770-1827)

  1. Allegro con brio
  2. Marcia funebre
  3. Menuetto. Scherzo. Allegro vivace
  4. Allegro molto

Realização: Goethe-Zentrum Brasília e Embaixada da Alemanha

Apoio: POUPEX

Biografias dos músicos:

Mark Gothoni | Violino

large_mpq_gothoni_02__copyright_josepmolina_netMark Gothoni começou a sua formação musical aos seis anos de idade na Academia Sibelius, em Helsinki e, posteriormente, tornou-se aluno de Ana Chumachenco em Munique. Ele recebeu orientação adicional de Shmuel Ashkenazi em Chicago e Sandor Vegh em Salzburgo. Um grande premiado em competições internacionais, incluindo a Competição do Violino Johannes Brahms em Hamburgo em 1990, Gothoni foi homenageado em 1991 como “Debut-of-the-Year” no Festival de Jyväskylä Artes na Finlândia.Desde então, ele se apresentou como solista e como músico de câmara em todo o mundo, incluindo grandes festivais na Europa, Israel, Estados Unidos, e no Extremo Oriente e salas de concerto, como a Philharmonie de Berlim, Concertgebouw, Lincoln Center de Nova York e Casals Salão Tóquio. Ele serviu como concertino nas Orquestras de Câmara de Zurique e de Munique, entre outros e em 2004-08 foi o diretor musical da Orquestra de Câmara da União Europeia. Desde 2004 ele é o primeiro violino do Quarteto Orpheus e membro do Mozart Piano Quartet. Gothoni é também um compositor, e sua música tem sido tocada na Europa e no Japão. Ele ensinou violino na Universidade McGill, em Montreal, e além de dar master classes em todo o mundo, é agora membro da faculdade de violino na Universidade de Artes de Berlim. Em 1998-2011, foi diretor artístico do “Festivo” festival de música em Rauma, Finlândia e desde 2011 ele é o chefe da Academia de Música de Câmara Savonlinna. Mark Gothoni tem participado ativamente em diversos projetos que trazem música de câmara para prisões juvenis. Ele toca um violino Premysl Otakar Spidlen, datado de 1957.

Hartmut Rohde | Viola

large_mpq_rohde_02__copyright_josepmolina_netA educação musical de Hartmut Rohde começou com aulas de violino na cidade alemã de Celle. Em 1978 ele começou a estudar viola. 1985-1993 estudou com Hatto Beyerle, ex-violista do Quarteto Alban Berg na Escola Superior de Música e Teatro em Hannover. Em 1990 ele ganhou o prêmio do Concurso de Música Alemã. Em 1991, foi premiado no Concurso International de Naumburg de Nova York. De 1998 a 2012 Rohde foi membro fundador do Trio de Cordas Kandinsky. Desde 2000, ele é membro do Mozart Piano Quartet, com performances em todo o mundo, em lugares como Nova York, Londres, Paris, Berlim, Sydney, São Paulo, Wien, entre outros. Em 1993, foi nomeado professor na Universidade das Artes de Berlim. Desde 2001, ele também ensina regularmente na Royal Academy of Music em Londres, onde se tornou membro honorário em 2008. Hartmut Rohde dá aulas de mestrado na Alemanha e no exterior, é um parceiro de música de câmara de solistas de renome internacional e ensembles, tais como David Geringas, Jörg Widmann, Jens Peter Maintz, Pascal Devoyon, Lauma Skride, Boris Pergamenschikow, Michael Sanderling, Janine Jansen, Christian Tetzlaff e o Quarteto de Cordas de Leipzig , o Quarteto Vogler e o Quarteto Auryn. Ele é um membro da Berlim Soloists Octet e Geringas Baryton Trio. Como solista e músico de câmara, ele toca em festivais de renome e com orquestras de renome, como a Staatskapelle Weimar, a Orchester der Bonner Beethovenhalle, a Radio Philharmonic Hanover, a Orquestra de Câmara de Munique, a Filarmónica da Lituânia ou a Orquestra Nacional de Pequim. Hartmut Rohde tem inúmeros CDs publicados, entre outros, a EMI, Decca, Sony BMG, Naxos ou no selo alemão “Musikproduktion Dabringhaus und Grimm”. Seus alunos ocupam posições na Filarmônica de Berlim, Filarmônica de Munique, Dresden Semperoper e Ensemble Intercontemporain ou Accademia Nazionale di Santa Cecilia de Roma e são vencedores de competições internacionais. Seus ex-alunos incluem entre outros Julia Rebekka Adler, Sascha Frömbling, Yung-Hsin Chang, Martin von der Nahmer ou Joaquin Riquelme. Desde 2013 ele tem trabalhado como regente com várias orquestras, entre outras, com a Wroclaw Orquestra de Câmara Leopoldinum.

Peter Hoerr | Violoncelo

large_mpq_hoerr_01__copyright_josepmolina_netVioloncelista e maestro Peter Hoerr é considerado um dos mais interessantes e versáteis músicos alemães de sua geração; um interesse precoce pela “música antiga”, levando a estudos seminais com Heinrich Schiff e Christophe Coin na Academia de Música de Basileia fez dele o solista de concertos em todo o mundo e o requisitado músico de câmara que é hoje. Vencedor do Prêmio do Concurso 1989 Schevenigen Internacional de Violoncelo, Peter Hoerr desde então tem tocado nas melhores salas ao redor do mundo, incluindo o Lincoln Center (Nova Iorque), Filarmônica de Berlim, Schleswig-Holstein Music Festival, Ludwigsburg Festival, Suntory Hall (Tokyo) e Festival de Lucerna. Depois de se tornar diretor artístico do Hofkapelle Weimar em 2008, assumiu o cargo de diretor musical no ano seguinte. Em outubro de 2011, durante uma turnê de estréia da Alemanha, conduziu a Orquestra Kobe City Chamber nas principais salas de concerto (Konzerthaus Berlim, R.Schumann-Saal Düsseldorf). Como intérprete e maestro que está envolvida, interessante e historicamente informada, Peter Hoerr constantemente traz uma nova abordagem para o repertório da orquestra clássica. Com o Hofkapelle Weimar ele fez sua primeira, muito bem sucedida apresentação como solista e maestro, que ganhou um Prêmio Eco em 2010.

Paul Rivinius | Piano

large_mpq_rivinius_02__copyright_josepmolina_netPaul Rivinius se formou na Escola Superior de Música de Munique e já venceu várias competições internacionais, entre elas a competição Munique ARD. Realizando um dueto com seu irmão, o violoncelista Gustav Rivinius, ele já se apresentou em programas de televisão e fez turnês pelo Japão e América do Norte. Como solista, tocou com vários regentes conhecidos, como Claudio Abbado. Desde 1986, é membro do Trio Clemente com quem venceu a competição de música de câmara de Caltanissetta e percorreu países como Vietnã, Japão (Suntory Hall), Tailândia, Austrália e EUA. Em março de 2004, ele se juntou ao Mozart Piano Quartet. Entre 2002 e 2008 Paul Rivinius também tem trabalhado como professor de música de câmara na «Universität der Künste», bem como na Escola Superior de Música Hanns Eisler, ambas em Berlim.