Comida alemã é mais do que cerveja e salsicha!

foto_comidaalema_5Com a cozinha alemã a maioria associa comida pesada e rústica com muito carne e batatas. É porque Alemanha fica relativamente no norte da Europa, antigamente durante os meses rígidos do inverno os homens tinham que se cuidar do abastecimento calórico.

Mas a cozinha alemã é muito variada e tem diversos sabores para todos os gostos.

Em dois blocos nós vamos mostrar pratos tradicionais e outras iguarias dos estados federados da Alemanha, que você tem que provar sem falta durante sua próxima viagem para a Alemanha! A maioria das especialidades não é conhecida só em uma região, mas sim nacionalmente.

Na primeira parte nós apresentamos pratos típicos do Norte da Alemanha.

Cuidado: Se você está com fome agora, melhor comer um petisco antes de ler.

foto_comidaalema_6Bremen: No Norte da Alemanha Fischbrötchen, pãezinhos de peixe, são considerados como uma parte da cultura e tradição. Tem várias versões de sanduíches. Um clássico é o Fischbrötchen com arenque, cebola e pepino em conserva.

Hamburgo: Uma sobremesa popular na cozinha de Hamburgo é Rote Grütze: várias frutas vermelhas são cozidas com açúcar e suco até um molho espesso surgir. Com isso pode comer com creme chantilly ou sorvete de baunilha… Que delícia!

foto_comidaalema_7Baixa Saxônia: Nas grandes partes do Norte da Alemanha, é um costume que, nos meses do inverno grupos de amigos ou parentes fazem uma caminhada, chamada Kohlfahrt (Kohl = couve,Fahrt = excursão). Juntos, o grupo caminha para um restaurante para comer couve galega com batatas assadas e várias iguarias de carne e salsicha. Durante a caminhada todo mundo já bebe bastante cerveja, então eles já chegam de bom humor no restaurante.

Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental: O prato „peras, feijão e toucinho“, Birnen, Bohnen und Speck, trata-se de um cozido com os ingredientes indicados. Por ser um componente óbvio da cozinha rústica do Norte da Alemanha, o cozido também contém batatas. Por causa dos ingredientes o cozido é servido principalmente no fim do verão.

foto_comidaalema_8

Schleswig-Holstein: A cidade Lübeck é mundialmente conhecida por causa do marzipã que é um doce feito de açúcar e amêndoas, provavelmente oriundo do Oriente, que eram importados para a antiga cidade hanseática.

Em várias ocasiões presenteia-se um porquinho de marzipã servindo como um mascote da sorte.

foto_comidaalema_9Berlim: A palavra engraçada Rollmops (rollen = rodar, Mops = carlindogue, uma raça de cachorro) designa uma especialidade de Berlim: uns picles de arenque, enrolado com cebola e pepino em conserva, é preso com um palito.O arenque deve ser comido por inteiro sem desenrolar e cortar.

O arenque é considerado um componente importante do Katerfrühstück, servido no café-da-manhã depois de haver anteriormente consumido grande quantidade de álcool, servindo para curar a ressaca.

Brandemburgo: Aspargo branco é durante os meses da primavera na Alemanha inteira muito popular, mas na “cidade dos aspargos” Beelitz o aspargo é bastante estimado.

Com aspargo come-se geralmente batatas e presunto cru ou cozido, em cima disso derrete-se manteiga ou bota-se molho holandês com ervas.

foto_comidaalema_10Saxônia-Anhalt: Senfeier é um prato clássico da cozinha do Norte da Alemanha. Este prato conte ovos cozidos, servidos com um molho de mostarda, que é feito com manteiga, farinha, caldo e mostarda, temperado com ervas. Senfeierdeve ser servido com batatas.