Sven Marquardt – da cena underground de Berlim Oriental para as galerias de arte do mundo

A exposição “Zeitgeist: Arte da nova Berlim”, no Centro Cultural Banco do Brasil, apresenta o que há de mais criativo e emocionante atualmente na arte europeia. São exibidas obras de 22 artistas, incluindo alguns dos nomes mais importantes da arte contemporânea. Todos os gêneros estão representados, da pintura, que remonta a Berlim com uma uma longa tradição que vem desde o expressionismo, passando por fotografia, videoarte e performance, até instalações.

A mundialmente famosa cena clubber de Berlim, incluindo imagens da boate techno Berghain, está representada na exposição, que também exibe os trabalhos do fotógrafo Sven Marquardt, provavelmente o mais famoso leão-de-chácara da Berghain.

Sven Marquardt nasceu um ano após a construção do muro de Berlim e viveu seus primeiros vinte anos na assim chamada cena boêmia da região de Prenzlauer Berg, em Berlim Oriental. Suas imagens, fotografias em preto e branco mostram o desejo de ser diferente em Berlim Oriental. Ele fotografou especialmente amigos da cena punk de Berlim da época pré-Queda do Muro, ou seja, antes de 1989.

A grande encenação trágica é a marca da obra de Marquardt. Seu trabalho documenta uma subcultura que não teria permissão para existir na antiga Alemanha Oriental. Glamour e loucura – isto já seria considerado uma subversão.

sven2sven1sven3sven4