Receba rosas hoje, mas não se esqueça do significado da data

 

Em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pela ONU para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres.

Bem antes disso, em 1876, a líder socialista alemã Clara Zetkin propôs à Segunda Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, em Copenhague, a instituição da data.

A ideia de se criar o Dia Internacional da Mulher surgiu no contexto das lutas femininas por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto. É muito comum associarem a data ao incêndio ocorrido na fábrica têxtil em Nova Iorque, em meados do século XIX, mas há vários questionamentos sobre os registros históricos.

Sendo verdade ou não, é importante lembrar que a data de hoje não é comercial. Mais importante do que enviar rosas às mulheres hoje é celebrar o papel que nós temos na sociedade. E nos apoiar na luta contra toda a discriminação e por um mundo mais igualitário.

Nossa sociedade já avançou muito com relação aos direitos das mulheres, mas sabemos que muito ainda precisa ser mudado. Ainda não temos o salário proporcional ao que ganham os homens, o que obviamente não é o caso do Goethe-Zentrum Brasília onde 13 de 16 funcionários são mulheres e onde homens e mulheres com funções iguais recebem salários iguais.

Diversas mulheres são vítimas de violência doméstica. O machismo ainda é visto em várias atitudes diárias.

Não queremos ser melhores do que os homens. Queremos apenas ser tratadas com igualdade.

Sabine Plattner