ALEMÃO MOVE. MOVA-SE!

Cada vez mais, o saber move o mundo. Na sociedade da informação, todos nós sabemos que quem não é um eterno aprendiz rapidamente ficará para trás, no mercado de trabalho e na vida em geral. O mesmo se aplica a quem não sabe se comunicar em outro idioma no nosso mundo globalizado.

Saber inglês, hoje, é tão importante, tão básico como saber matemática, português, física – é algo que se pressupõe naturalmente de quem quer vencer na vida. Quem quiser se destacar, quem quiser brilhar, aprende, pelo menos, mais um outro idioma. E, quanto mais idiomas aprende, mais universal e universalmente empregável fica. Afinal, com cada nova língua, a gente adquire uma nova alma, uma nova cultura, uma competência intercultural mais apurada.

Nesse sentido, aprender línguas não só nos move em direção a novos horizontes, mas também nos comove. Quanto mais mergulhamos nesse aprendizado, mais belezas encontramos no novo idioma. Aprendemos a brincar com o idioma, a entender e até criar trocadilhos. De repente, percebemos que “Deutsch bewegt” não é só “Alemão move”, no sentido de “nos empurra para frente”, mas também “Alemão comove”.

Alemão impulsiona

É claro que é um caminho nem sempre fácil, com várias pedras no meio, mas saber da utilidade do idioma e reconhecer e sentir a sua beleza são forças motrizes importantes para superar as dificuldades.

Seja para aproveitar melhor uma viagem, seja para fazer uma graduação ou pós ou realizar um estudo científico na Alemanha, Áustria, Suíça, seja para vencer em reuniões de negócios com empresários alemães, austríacos, suíços, saber alemão vai mudar a sua vida!

Nós, do Goethe Brasília, temos amor pelo que fazemos: ensinar os nossos alunos e multiplicar a paixão pelo idioma alemão pela Alemanha, por sua cultura, suas conquistas, seus valores.

E isso nos torna seu parceiro nesse caminho. Podemos e queremos lhe mostrar a direção, ajudá-lo a remover algumas das pedras que você encontrará no meio, mas não podemos aprender no seu lugar. Por isso, recomendamos: Beweg dich – mova-se!

Venha para o Goethe-Zentrum Brasília, seu pedaço da Alemanha na capital do Brasil.

HERZLICH WILLKOMMEN!

Sabine Plattner

Gerente Executiva

Goethe-Zentrum Brasília