Como estudar alemão

Olá a todos! 😆

Meu nome é Teresa Cavalcante, sou professora de alemão do Goethe-Zentrum Brasília e aceitei o desafio de escrever para o nosso blog, no intuito de desmistificar o alemão.

O texto de hoje vai para aqueles que querem treinar o alemão e não sabem bem como 😕 . Aqui vão algumas dicas:

  • A gente aprende muito melhor se divertindo, se gosta de ver filmes, por que não fazer uma sessão de cinema alemão (ou vir na nossa Happy Hour todo mês – clique aqui para ver a programação) com direito a salsichão com mostarda escura e cerveja? Não se preocupe se estiver iniciando os estudos e não entender muita coisa, a ideia é ir amaciando os ouvidos e escutando o alemão como se fosse poesia.
  • Nossa biblioteca está repleta de DVDs de filmes em alemão com legendas (e sem também!).
  • Se você é fã do facebook, bote alguns jornais alemães na sua timeline, assim se eles publicarem um texto que te interessa, você já pode conferir e aprender novo vocabulário (aqui vão algumas dicas de jornais mais simples):

Die Welt

Süddeutsche Zeitung Magazin

  • Existem vários sites de estudo de alemão – meu favorito é o da Deutsche Welle, chamado Deutsch interaktiv – clique aqui para acessar.
  • Porque não ouvir música em alemão? Você sabia que o Goethe-Institut tem uma lista no Spotify com bandas alemãs? (Clique aqui para ouvir)
  • Se você gosta de ler e não gosta de pegar livros bobinhos, a revista “Deutsch Perfekt” é excelente – os alunos do Goethe-Zentrum Brasília podem pegar na biblioteca, mas é possível assinar a revista em formato digital.
  • Existem vários livros, inclusive com CD, de leitura facilitada do alemão, aqui vão algumas sugestões:

Livraria alemã Bücherstube – Albert Einstein Biografie

Livraria alemã Bücherstube – Rumpelstilzchen: Drei Märchen der Brüder Grimm nacherzählt von Franz Specht

Livraria alemã Bücherstube – Goldlockchen und die drei Bären

Amazon – Der Hase und der Igel

  • Tenho alunos que escrevem a mesma palavra 5 vezes no caderno 🙄 para memorizar, comigo sempre funcionou escrever uma frase inteira ao lado da palavra nova, para ver de que forma ela é utilizada e memorizar melhor.

Essas foram algumas dicas de estudo. Se vocês tiverem alguma sugestão para compartilhar ou tema para um tópico, deixe sua ideia aqui no post 😉

Bis bald!