Você conhece o Berliner Mumblecore?

É um gênero novo de cinema que coloca especial ênfase na improvisação. Isto significa que atores e diretores recebem apenas algumas orientações muito por alto sobre o filme, ao invés de receberem um roteiro completo, como é de costume. Atores, cameraman e diretor podem ser muito criativos e espontâneos. Os filmes são feitos com recursos simples, de modo que a produção seja de baixo custo. O gênero não se prende a nenhuma regra, contrastando com a escola de cinema tradicional. Então, muitas vezes há cortes grosseiros e muitas deficiências técnicas. Atores experientes contracenam com pessoas que nunca atuaram na vida. O objetivo de criar um filme autêntico é bem alcançado dessa maneira.

A expressão Mumblecore vem da cena de cinema norte-americana independente, e designa filmes que são feitos com pequeno orçamento e que dependem fortemente de improvisação tanto na atuação quanto na produção.

O gênero vem da cena de cinema independente nos Estados Unidos. O primeiro filme Mumblecore é “Funny Ha Ha” do diretor Andrew Bujalski. O termo deriva da palavra inglesa “mumble”, que significa murmurar, balbuciar. É assim chamado porque muitas vezes o som dos filmes é muito cheio de ruídos, e não são usados recursos técnicos para modificar isto.

O filme “Love Steaks” (2013) de Jakob Lass, é um premiado filme alemão no estilo Mumblecore. Nele, os protagonistas Clemens e Lara vão trabalhar em um hotel de luxo no mar Báltico, onde lutam para encontrar seu espaço, até que seus caminhos se cruzam. O filme fala sobre amor, amizade e confiança. Fora os dos dois atores principais, todos os outros personagens do filme foram interpretados pelos funcionários do hotel Kurhaus Ahrendshoop. O filme foi realizado sem financiamento e, fez parte da graduação de Jakob Lass. É considerado até hoje um filme de grande destaque na cena cinematográfica alemã.

Quase sempre os filmes do mumblecore alemão resultam em tragicomédias. Pelo menos as risadas são mais calorosas e a rotina mais trágica do que em outras produções alemãs. O humor não é incisivo, mas muitas vezes surge como uma piscadela encantadora. Como por exemplo no filme „Acima do Peso“ (Dicke Mädchen), onde a avó do diretor Axel Ranisch dá um show de interpretação nos dois atores principais, Peter Trabner e Heiko Pinkowski, destaques na nova cena de cinema berlinense.  Além disso, é um grande filme feito com um pequeno orçamento: foi produzido por parcos 512,37 euros.

“Acima do Peso” será mostrado no Happy Hour Cultural do Goethe-Zentrum Brasília em 13/04 às 20h. A entrada é gratuita.

Uma ótima oportunidade para conferir as novidades cinematográficas de Berlim aqui mesmo em Brasília.

Imagem do filme Little Thirteen de Christian Klandt. © X Filme Creative Pool