Juli Zeh (1974)

Juli Zeh

A escritora homenageada no mês de junho de 2017 é Juli Zeh, nascida em Bonn, em 1974. Em 30 de junho de 2017 completará 43 anos. Juli é advogada, especialista em direito internacional e uma das intelectuais mais influentes da Alemanha Contemporânea. Ficou conhecida em 2001 com seu romance de estreia Adler und Engel (Águias e Anjos).

Schilf é seu primeiro romance policial, traduzido em 28 idiomas. Como em todas as demais obras, seus temas são moral e justiça.

Bianca Comparato como Ana na série da MTV

A obra Spieltrieb (A Menina sem Qualidades) teve adaptação para uma série de TV da MTV Brasil[2], onde, entre poesia e desespero são mostrados os conflitos profundos e comuns entre jovens. O diretor Felipe Hirsch recebeu de Marcelo Backes, tradutor no Brasil da obra de Juli, uma versão em português e adorou a obra. A ideia inicial seria transformar o livro em uma peça de teatro, mas o projeto cresceu e se tornou uma série de 12 episódios, que esteve ao ar pela MTV Brasil em 2013.

Não sou jurista só por haver me formado em Direito, mas também por me identificar com certas questões dentro dele, que me interessam muito, pessoalmente. O que consideramos certo, o que consideramos errado, é simplesmente uma das questões mais centrais para os seres humanos. E como sempre elaboro em texto aquilo que me interessa pessoalmente, a coisa sempre entra nos livros. [1]

DICAS DE LEITURA
Corpus Delicti: um processo* [Corpus Delicti], 2014. Tradução: Marcelo Backes
Juncos* [Schilf], 2014. Tradução: Marcelo Backes
A Menina sem Qualidades* [Spieltrieb], 2009. Tradução: Marcelo Backes.
Corpus Delicti: ein Prozess, 2009.
Spieltrieb: Roman, 2006.
Die Stille ist ein Geräusch: eine Fahrt durch Bosnien, 2003.

*Para leitura dos resumos[3] destas obras, acesse este link.

Você encontra livros da escritora no acervo da nossa biblioteca. Venha conhecer nossa coleção!

Fontes consultadas:
[1] DW
[2] “A Menina sem Qualidades”-Série da MTV
[3] Resumos das obras

Abraços!
Aninha
Bibliotecária – Goethe-Zentrum Brasília