Literatura é um portal para outros mundos
Cornelia Funke

Em dezembro de 2017 vamos mostrar um pouco do fantástico mundo de Cornelia Funke. Em 10 de dezembro ela completa 59 anos e coleciona mais de 50 títulos na literatura infanto-juvenil.

Cornelia não é apenas uma escritora para crianças, iniciou sua carreira ilustrando livros infantis e há 25 anos nos leva a um mundo de fantasias com suas histórias cheias de ilustrações que não encantam apenas crianças, mas também adultos. Ela é considerada uma das mais reconhecidas escritoras contemporâneas da literatura infanto-juvenil alemã. Consegue cativar o leitor, atraí-los para sua história de uma maneira mágica que nos faz acreditar que a magia da história pode acontecer na realidade. Sua “Trilogia-Mundo de Tinta” (Tintenwelt-Trilogie) e a série “Reckless”[1], foram traduzidas para mais de 30 idiomas, dentre eles o português do Brasil.

Compõem a trilogia Mundo de Tinta:

Coração de tinta, 2003 (Tintenherz), Sangue de tinta, 2005 (Tintenblut) e Morte de tinta, 2007 (Tintentod). Na obra, Cornelia Funke conta a história de uma família que é “sugada” para o mundo de fantasias de um livro mágico.[2]

O primeiro volume “Coração de Tinta”, foi adaptado para o cinema em 2008, contou com a participação de Brendan Fraser[3] no papel do pai “contador de histórias”. O pai, chamado Mo tem uma estranha habilidade de transformar em realidade tudo o que lê em voz alta 🙂 , suas palavras tomam vida e por um passe de mágica elas se tornam reais para o encantamento de sua filha Maggie que é uma devoradora de histórias. Vale a pena conferir o filme e se encantar com a magia da leitura.

Confira o encantador site oficial da escritora!

Fontes consultadas:
[1] Maldição da pedra
[2] O Fantástico Mundo de Cornelia Funke
[3] No Universo da Literatura

Quer conhecer mais sobre suas obras?
Faça-nos uma visita e conheça nossa coleção!

FELIZ NATAL! FELIZ 2018!

Aninha,
Bibliotecária Goethe-Zentrum Brasília