O escritor homenageado no mês de julho de 2017 é Wladimir Kaminer, nascido em Moscou, em 1967. Em 19 de julho de 2017 completará 50 anos. Kaminer é russo, mas se naturalizou alemão em 1990, meses antes da Reunificação.

Kaminer iniciou a carreira lendo seus contos no evento Reformbühne Heim & Welt (literalmente: Palco Reformador Pátria e Mundo) do Kaffee Burger, tradicional clube de Berlim transformado em centro da cena literária a partir do fim da década de 90[1]. Foi no Kaffee Burger que Kaminer fundou a festa “Russendisko”, mais tarde se tornou o nome de seu primeiro livro de contos, publicado em 2000. Balada Russa (Russendisko), foi seu primeiro livro publicado no Brasil – reúne histórias bem humoradas sobre a vida dos imigrantes russos na Berlim contemporânea. A sutileza dos textos, todos curtos e muito diretos, se junta à leveza da linguagem para compor um quadro vivo e movimentado da vida russa em Berlim[2].

Em 2012 o best-seller Russendisko estreou nos cinemas da Alemanha, contando a história de três jovens russos que chegam à Berlim Oriental no verão de 1990, um lugar repleto de promessas, reviravoltas e aventuras. Inicialmente ficam meio perdidos com a nova vida, conseguem permissão de residência e um quarto em um caótico abrigo para refugiados. Assim iniciam uma vida de aventuras e descobertas.

Em seu livro “Mein Leben im Schrebergarten” de 2009, Kaminer relata sua vivência em um “paraíso verde” – Schrebergarten que é uma propriedade que os jovens arrendam na Alemanha para criarem jardins e usar como espaço de lazer.

Esse é o lugar onde o urbano encontra a natureza, onde ele se integra na comunidade e onde há uma relação com o passado. Pois essa tradição de Schrebergarten também carrega muito de sua própria história.[3]

 

 

Dicas de leitura:

  • Mein Leben im Schrebergarten, 2009.
  • Küche totalitär: das Kochbuch des Sozialismus Von Wladimir und Olga Kaminer, 2007.
  • Ich mache mir Sorgen, Mama, 2004.
  • Russendisko, 2000.

Você encontra no acervo da nossa biblioteca livros do escritor, faça-nos uma visita e conheça nossa coleção!

Abraços! 🙂
Aninha, Bibliotecária Goethe-Zentrum Brasília

Fontes consultadas:
[1] Deutsche Welle
[2] Goethe.de
[3] Deutsche Welle_2