Mas onde se deve procurar a liberdade é nos sentimentos. Esses é que são a essência viva da alma.
Goethe

Há 267 anos, em 28 de agosto de 1749, nasceu em Frankfurt am Main, Alemanha, nosso patrono, o escritor Johann Wolfgang von Goethe. Além de dar nome ao nosso Instituto, Goethe foi um dos maiores poetas de todos os tempos. Apesar de ter estudado Direito por influência do pai, a grande paixão de Goethe sempre foi a literatura. Porém ele se destacou também em várias outras áreas, como filósofo, estadista, cientista, diretor de teatro e teórico de arte. Um verdadeiro Leonardo da Vinci alemão.

Com apenas 25 anos Goethe escreveu o magnífico “Os Sofrimentos do Jovem Werther”, dizem inspirado em seu amor não-correspondido pela noiva de um amigo. Com este livro Goethe alcançou fama internacional. Conta a lenda que o final dramático do personagem Werther desencadeou uma onda de suicídios em toda a Europa.

Sua obra-prima, porém, foi “Fausto”, cuja segunda e última parte só foi publicada em 1832, quando Goethe já tinha mais de 80 anos. Trata-se de um poema trágico que fala sobre o amor como salvação para todos os males. Ambientado na Alemanha do ano de 1500, seu protagonista, Heinrich Faust, tem tanta sede de saber que até um pacto com o demônio ele faz em busca de mais conhecimento.

Para descobrir como estas histórias terminam, dê uma passada em nossa biblioteca. Lá você encontra livros de autoria de Goethe e filmes em DVD inspirados em sua obra.

Muitos e muitos anos após a morte de Goethe, mais precisamente em 1951, foi fundado o nosso querido Goethe-Institut, primeiramente com a função de formar professores de alemão estrangeiros. Hoje já existem 159 institutos em 28 países por todo o mundo.

Agora vamos ao que interessa: Como se pronuncia esse nome tão curto e ao mesmo tempo tão complicado para nós? Ghêti? Go-é-te? Gãte? Na verdade, nenhuma dessas opções. Tem que fazer biquinho na hora de pronunciar o “oe”, um som que não temos em português, então eu acho melhor deixar esta parte para a Prof. Teresa explicar no blog dela.

E não deixe de acompanhar nossos eventos culturais!

Viele Grüße,

Cintia d’Orsi
Coordenadora de Programação Cultural
Goethe-Zentrum Brasília